MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Letras
CEFET-MG

Publicações do CEFET-MG são analisadas em Trabalho de Conclusão de Curso

Segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024
Última modificação: Segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Estudo analisou revistas e jornais por meio dos conceitos da comunicação e da divulgação científica e criou um projeto editorial para a equipe de competição de robótica Trincabotz.

Seis publicações produzidas no CEFET-MG foram objeto de estudo em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Letras – Tecnologias da Edição. Para a análise sobre a comunicação e a divulgação científica foram escolhidas a revista Vinco, periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Posling); a revista Educação e Tecnologia, da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET); a revista Extensão & Comunidade, da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC); o Jornal Instante, o Jornal Diagrama e a Revista Túnel, desenvolvidos pela Secretaria de Comunicação (Secom).

O TCC “A Comunicação e a Divulgação Científica: um olhar sobre as publicações do CEFETMG e os primórdios de um projeto editorial”, desenvolvido pela estudante Bruna Diniz, com a orientação da professora Elaine Martins, buscou analisar as publicações por meio dos conceitos e diferenciações da comunicação e da divulgação científica, e, dessa forma, criar um projeto editorial de uma revista de divulgação científica para a equipe de competição de robótica Trincabotz do CEFET-MG.

A ideia para o desenvolvimento do trabalho surgiu enquanto Bruna cursava a disciplina ‘Comunicação e Divulgação Científica e Cultural: Estudos e Produções de Revistas e Jornais’, ministrada pela professora Elaine Martins. “Pude compreender a importância da comunicação e da divulgação científica no processo de produção da ciência, tecnologia e inovação. Essa compreensão me levou a estudar a extensão e a divulgação científica e, em seguida, me possibilitou perceber a carência de produtos editoriais de divulgação do conhecimento produzidos no projeto de extensão Equipe de Competição Trincabotz do CEFET-MG, de que participo desde o primeiro semestre de 2022”, explica.

Com o trabalho, Bruna concluiu que a divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação desenvolvida no CEFET-MG pode ser realizada por meio da extensão. “O trabalho corrobora a ideia de que as atividades de comunicação e a divulgação científica são intrínsecas às universidades (o CEFET-MG está a caminho de se transformar em universidade tecnológica) fundamentadas no tripé ensino, pesquisa e extensão. Ações de extensão e equipes de competição, como a Trincabotz, são uma forma de fazer produzir e circular o conhecimento produzido na instituição”. Ela espera que a iniciativa sirva de inspiração para outros alunos do curso de Letras atuarem na divulgação científica de outros projetos de extensão. “Isso corrobora ainda a importância da extensão para a sociedade, uma vez que ela deve proporcionar a circulação de saberes para além da comunidade universitária, ou seja, tem intrínseca relação com a comunicação científica, com a democratização e popularização da ciência”, afirma.

Matéria original publicada pela Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG em: https://www.cefetmg.br/noticias/publicacoes-do-cefet-mg-sao-analisadas-em-trabalho-de-conclusao-de-curso/