MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Letras
CEFET-MG

Dúvidas Frequentes

Última modificação: Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

É obrigatória a participação do aluno do curso de Letras em ações de extensão?

O aluno não é obrigado a participar de nenhuma ação de extensão específica, mas deve cumprir (caso tenha ingressado a partir de 2023, no novo PPC) uma carga horária total de 250 horas ou 300 horas/aula em ações de extensão de sua escolha como um dos requisitos para a sua graduação no curso. As ações não precisam ser vinculadas ao curso de Letras ou ao Departamento de Linguagem e Tecnologia.

Como faço para encontrar oportunidades de atuação em ações de extensão?

Fique atento para os e-mails da coordenação, especialmente no início do semestre, divulgando seleções de bolsistas e voluntários para ações de extensão. Além disso, você pode também acessar, no SIGAA, o menu “Bolsas >> Oportunidades de Bolsa” para buscar vagas abertas para ações de extensão, mesmo que de natureza voluntária.

Posso participar de ações de extensão durante qualquer período do curso?

Sim, os pré-requisitos básicos para uma ação de extensão são apenas a disponibilidade de carga horária e os conhecimentos necessários para executar a ação.

Posso participar de mais de uma ação de extensão ao mesmo tempo?

Sim, desde que, somadas, as ações não ultrapassem o limite de 24 horas semanais. Porém note que não é permitido acumular bolsa de extensão com outro tipo de rendimento ou bolsa, exceto bolsa de natureza exclusivamente assistencial.

Posso aproveitar outras atividades como carga horária de ações de extensão?

Depende do seu currículo e ano de ingresso no curso de Letras. Se você tiver migrado do antigo PPC para o novo PPC, você poderá realizar o aproveitamento de outras atividades (consulte o art. 5 da resolução CEPE-08/2003). Se você ingressou no novo PPC (a partir de 2023), não poderá aproveitar outras atividades como carga horária de extensão. Você pode aproveitar a carga horária apenas de atividades explicitamente identificadas e certificadas como ações de extensão, embora possa participar de ações de extensão que não estejam vinculadas ao curso. É possível inclusive aproveitar a atuação em ações de extensão de outras instituições, desde que tenham ocorrido há menos de 10 anos e estejam devidamente certificadas.

Quais as obrigações de um discente extensionista?

Essencialmente: colaborar com seu professor orientador na elaboração do Plano de Trabalho, executar as atividades previstas nesse plano e elaborar o relatório final das atividades até 30 dias após o término das mesmas.

Como funciona a emissão de certificados de ações de extensão?

Os certificados de participação em ações de extensão ficam disponíveis automaticamente através do módulo Extensão do SIGAA, após a conclusão da ação em questão. Cabe ao aluno levar esse certificado ao subcoordenador de seu curso para que a carga horária realizada seja computada. Durante a ação, o aluno também pode solicitar ao coordenador da mesma a emissão de uma declaração, caso precise atestar a sua participação.