MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Letras
CEFET-MG

Extensão

Última modificação: Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Entenda o que é e como participar de ações de extensão

A extensão é um dos pilares de atuação institucional, e consiste no desenvolvimento de atividades que têm como objetivo “buscar a integração da Instituição com a sociedade, contribuindo para democratizar o conhecimento e melhorar a qualidade de vida da comunidade”, conforme a Resolução CD-69/08, de 2 de junho de 2008, que aprova o Estatuto do CEFET-MG. Nesse sentido, a extensão é indissociável do ensino, pois é uma forma de garantir que a sociedade se beneficie mais diretamente do conhecimento produzido na instituição, ao mesmo tempo que estabelece diálogos com diferentes setores da sociedade, os quais podem contribuir para a produção de novos conhecimentos.

Há cinco tipos de ações de extensão: programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços. Essas ações são propostas, coordenadas e organizadas por docentes ou servidores técnico-administrativos e dependem, com exceção da prestação de serviços, do protagonismo discente. Em outras palavras, as ações envolvem tarefas realizadas pelos próprios alunos, que visam levar a experiência e o conhecimento adquiridos no CEFET-MG para um público externo à instituição.

Entende-se que a participação dos alunos em ações de extensão pode contribuir para a sua formação, com oportunidades de colocar em prática, em situações reais, os conhecimentos obtidos durante o curso. Por isso, nos últimos anos, houve um movimento no sentido da integração curricular da extensão, passando a ser exigido que os alunos de todos os cursos de graduação cumpram uma carga horária mínima em ações de extensão, equivalente a 10% da carga horária total do curso. No caso do curso de Letras – Tecnologias de Edição, são 250 horas ou 300 horas/aula que os alunos ingressantes a partir de 2023 devem cumprir em atividades de extensão, como requisito para que possam se formar.

Letrex – Programa de Extensão em Linguagem, Edição e Tecnologias

O Letrex é o programa de extensão curricular (PEX) do curso de Letras – Tecnologias de Edição. Essencialmente, consiste em um programa de extensão – ou seja, um conjunto articulado de ações de extensão (AEX) como projetos, eventos e cursos – vinculado ao projeto pedagógico do curso, de caráter permanente e renovado a cada 4 anos.

O objetivo principal do Letrex é funcionar como um eixo gerador de AEXs, a serem organizadas e executadas, prioritariamente, pelos discentes do curso de Letras, mas abertas a alunos dos demais cursos da instituição.

Uma das principais funções do Letrex é articular a oferta de AEXs capazes de contribuir para a sua formação nas áreas de atuação do bacharel em Letras, de modo a fornecer ao aluno oportunidades para cumprir a carga horária mínima em ações de extensão. No momento o Letrex encontra-se em fase de implementação, mas em breve oferecerá uma oferta mínima semestral de ações de extensão. Até a implementação do Letrex, a coordenação de Letras semestralmente envia um e-mail aos estudantes reunindo diversas oportunidades de vagas em ações de extensão vinculadas ou não ao Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC).