MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Letras
CEFET-MG

Segundo ciclo do LED Talks discutirá os eventos editoriais e literários

Quinta-feira, 11 de maio de 2023
Última modificação: Quinta-feira, 11 de maio de 2023

O LED Talks é uma iniciativa da LED que teve início em 2021 com o objetivo de reunir profissionais e pesquisadores da área editorial para discutir temas relevantes da área. O primeiro ciclo, feito de forma totalmente remota, contou com quatro mesas para discutir diferentes aspectos do mercado editorial e da prática profissional no setor. Essas conversas estão disponíveis no canal da LED no YouTube.

No segundo ciclo, que acontecerá este mês em formato presencial, o tema são os eventos relacionados ao livro, à leitura e à literatura. A iniciativa está ligada à disciplina optativa “Eventos editoriais e literários”, ministrada pelo prof. José Muniz Jr., vice-coordenador da LED. O objetivo é discutir de que forma as feiras do livro, os festivais literários, as bienais e outros eventos similares mobilizam pessoas e recursos de diferentes tipos; produzem impactos sociais, culturais, econômicos e territoriais; contribuem para movimentar o universo literário e disseminar as práticas de leitura.

A primeira mesa, que acontece no dia 13/05, reunirá três pesquisadores que se dedicam ou dedicaram ao estudo desses eventos: o próprio docente da disciplina e as doutorandas Samara Coutinho (Posling, CEFET-MG) e Flávia Magalhães (Pós-Lit, UFMG). Na segunda mesa, no dia 20/05, estão presentes quatro agitadores culturais de Belo Horizonte: Helen Murta, Jão, Wallison Gontijo e Elza Silveira.

Ambas as mesas ocorrem na sala 330 (câmpus Nova Suíça). Para participar não é necessário fazer inscrição. Serão emitidos certificados de participação.

Mesa 1 – Estudar eventos literários e editoriais
Data: 13/05/2023, das 10h às 11h30
Participantes:
Prof. Dr. José Muniz Jr. (CEFET-MG)
Samara Coutinho (doutoranda CEFET-MG)
Flávia Magalhães (doutoranda UFMG)
Mediadora: Profa. Dra. Elaine Martins (CEFET-MG)

Mesa 2 – Fazer eventos literários e editoriais
Data: 20/05/2023, das 10h às 11h30
Participantes:
Helen Murta e Jão (Feira Faísca)
Wallison Gontijo e Elza Silveira (Feira Textura)
Mediadora: Samara Coutinho (doutoranda CEFET-MG)