MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Letras
CEFET-MG

João Batista Santiago, professor do CEFET-MG, lança MACACO-HOMEM-DESREGULADO pela editora Impressões de Minas

Quarta-feira, 3 de maio de 2023
Última modificação: Quarta-feira, 3 de maio de 2023

Livro de João Santiago Sobrinho expressa longa pesquisa nos estudos da linguagem, da literatura e da filosofia

MACACO-HOMEM-DESREGULADO é a mais nova obra de João Batista Santiago Sobrinho, professor do Departamento de Linguagem e Tecnologias, no campus I, do CEFET-MG. O livro será lançado no próximo sábado, 6 de maio, a partir das 13h, na Livraria Quixote. Na ocasião, o professor receberá amigos e a comunidade acadêmica em mesa de autógrafo.

Líder do grupo de pesquisa Literatécnica e docente do curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem do CEFET-MG, João Batista Santiago, ainda na cidade de Rio Pomba (MG), onde viveu parte de sua infância e juventude, já se aventurava pela filosofia e a literatura. Macaco-Homem-Desregulado (M.H.D.), seu novo livro, expressa o alcance de territórios outros. Seu gosto pelo pensar, compartilhado com alunos e colegas dentro e fora da sala de aula desde 2013, ano de seu ingresso na instituição, está impresso nas páginas do livro.  Com projeto gráfico de Mário Vinícius, a obra é um ensaio que se lança a criar e a pensar a literatura, a filosofia e as artes. É um convite a uma volta para a Terra, mas antes convoca um devir por uma terra, uma exterioridade que faça rizoma com o mundo. Na obra, o Macaco-Homem-Desregulado realiza uma inventura de um mundo possível, em que Santiago, um metamorfo além do bem e do mal, conversa com Guimarães Rosa, Gilles Deleuze e Félix Guattari.

Sobre o autor

João Batista Santiago Sobrinho é escritor, poeta, ecologista, músico e artista plástico, é professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). É membro do quadro permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Estudos de Linguagens da mesma instituição. Possui doutorado em Literatura Brasileira (2007) e mestrado em Estudos Literários (2003), ambos realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Filosofia. Participa do grupo de pesquisa Literatécnica: Estudos sobre Literatura, Outras Artes e a Técnica. Busca, desde o doutorado, articulações possíveis entre prosa, poesia, cinema, corpo e filosofia da técnica, notadamente por via das obras de João Guimarães Rosa, Nietzsche, Deleuze & Guattari. Tem interesse sobremodo, pelas questões contemporâneas experimentadas sob um viés não metafísico, isto é, uma perspectiva sem mistificações, uma perspectiva da diferença e da imanência.

Serviço

Lançamento do livro “Macaco-Homem-Desregulado” 
Dia: 06 de maio de 2023 (sábado)
Local: Livraria Quixote – Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi – BH
Hora: 13h `as 16h
Entrada gratuita e lançamento com mesa de autógrafos

MACACO-HOMEM-DESREGULADO
Autor: João Batista Santiago Sobrinho
Editora: Impressões de Minas
Projeto gráfico: Mário Vinícius
Ano: 2023
ISBN: 978-65-86729-62-7
241p.