MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Letras
CEFET-MG

Curso de Letras e área de Ciências da Linguagem se destacam na 16ª Semana C&T e na 30ª META

Sábado, 27 de março de 2021
Última modificação: Sábado, 27 de março de 2021

Entre os dias 01 e 05 de março de 2021, aconteceu a 16ª Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG, que contou com ampla programação de palestras, discussões e apresentações de trabalhos acadêmicos das diferentes áreas do conhecimento. Paralelamente, teve lugar a 30ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META), em que foram apresentados e premiados os resultados de pesquisa desenvolvidas por estudantes, sob orientação de docentes da instituição. Ambos os eventos ocorreram de modo totalmente virtual, em função da pandemia de covid-19. O curso de Letras e nossa área de estudos marcaram presença em ambos os eventos, com a participação de seus docentes e discentes, além da bela acolhida do público que assistiu às atividades.

A começar pela palestra “Clarice Lispector: objeto indisciplinar”, ministrada pelo professor Luiz Lopes, docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, autor do livro Clarice Lispector: formas da alegria (Quixote, 2020). Na ocasião, junto ao professor Luiz Lopes, representaram o curso a coordenadora Joelma Xavier e o vice-coordenador José de Souza Muniz Jr. Vale mencionar também que a professora Joelma, junto aos colegas Alcione Gonçalves, Antônio Braico e Fabíola Guimarães, atuaram também como avaliadoras e debatedoras dos trabalhos da área de Linguística, Letras e Artes apresentados na Semana.

Abertura da palestra “Clarice Lispector: objeto indisciplinar”, ministrada na 16ª Semana C&T pelo professor Luiz Lopes. Fonte: canal do CEFET-MG no YouTube.

Outro destaque desses eventos foram as premiações e classificações dos trabalhos em nossa área. O 1º lugar geral da META foi para o trabalho “Abraço a distância: troca de cartas entre terceirizados e demais membros da comunidade do CEFET”, apresentado pelas estudantes da EPTNM Ana Flávia Silva Pinto, Emily Vitória da Silva Claudino e Maria Luíza Loiola Izidoro. O trabalho foi orientado pela professora Mariana Jafet Cestari, que, além de atuar no ensino médio, é também docente do curso de Letras, e co-orientado pela técnica administrativa Gláucia Porto. O mesmo trabalho recebeu o 1º lugar na Modalidade Ciência e Sociedade.

Momento de premiação do trabalho “Abraço a distância: troca de cartas entre terceirizados e demais membros da comunidade do CEFET”. Fonte: canal do CEFET-MG no YouTube.

Gláucia Porto argumenta que uma das missões do projeto premiado é “mostrar as instituições de ensino superior como conscientes de seu papel social no combate à desigualdade educacional”. A professora Mariana, por sua vez, destaca a importância da iniciativa no momento da pandemia: “A troca de cartas mostra que o isolamento social pode ser um momento para fortalecer laços sociais, mesmo entre pessoas que antes não se conheciam. Desse modo, explicita que, nos processos educativos, muito além de conteúdos curriculares, os vínculos afetivos, as propostas didáticas socialmente significativas e o fazer coletivo são fundamentais”. A aluna Ana Flávia, uma das agraciadas, arremata: “Esse prêmio não é somente nosso, é de todos que nos ajudaram com essa iniciativa, e principalmente aos nossos alunos terceirizados, que se mostraram dedicados com o abraço a distância”.

A professora Bruna Fontes Ferraz, também docente do curso de Letras, é a orientadora de outros dois trabalhos apresentados na ocasião e classificados na Semana C&T. Intitulado “Ver com a imaginação: a representação iconográfica do Quixote-Leitor”, o trabalho das nossas alunas Eduarda Duarte e Joana Coelho ficou em terceiro lugar na categoria Linguística, Letras e Artes. Já o trabalho “Cenas do mundo líquido moderno em short movies, de Gonçalo M. Tavares”, da estudante da EPTNM Emanuelly Souza Coimbra Silva, conquistou o segundo lugar.

Apresentação das alunas do curso de Letras Eduarda Duarte e Joana Coelho, durante a 16ª Semana C&T. Fonte: canal do CEFET-MG no YouTube.

Sobre o processo de orientação dessas estudantes, a professora Bruna declara: “A iniciação à pesquisa é marcada por sensações ambivalentes, afinal o estudo é movido pela contradição: a alegria de uma descoberta, o sofrimento do processo de escrita; a sedimentação do conhecimento, a constatação da impossibilidade de se apreender plenamente um dado saber. Mas, acompanhando as jovens estudantes durante esse tortuoso e contraditório caminho, constatei com alegria a passagem de uma promessa de pesquisa à sua realização, sem que a obra concluída significasse a perda da inspiração. E é exatamente assim que me sinto ao final desse percurso de orientação: inspirada a continuar estudando e despertando o interesse de jovens estudantes à busca pelo saber”.

Por fim, cumpre destacar o grande reconhecimento do trabalho “O uso de operadores argumentativos por estudantes de Ensino Médio nas redações modelo ENEM”, apresentado pelo estudante da EPTNM Dalmo Buzato e orientado pela professoras Suelen Érica Costa da Silva e Priscila Tullipa, do câmpus Contagem. A pesquisa de Dalmo foi premiada com o 1º lugar geral da área de Linguística, Letras e Artes e também com o 1º lugar geral da Semana C&T.

Segundo a professora Suelen, tais reconhecimentos “só reforçam a competência  do aluno para realizar pesquisa a partir da descrição e análise linguística, uma das várias ações do Cientista da Linguagem, carreira que Dalmo Buzato escolheu trilhar”. O estudante complementa: “No mundo das feiras e eventos científicos pré-universitários não é nada comum um trabalho de Linguística ganhar o primeiro lugar geral, e na Semana C&T não é diferente. Isso nos deixou bastante honrados e com a certeza de que o objetivo maior, divulgar a ciência Linguística, foi alcançado com grande êxito”.

Sessão de premiação com os finalistas Emanuelly Souza Coimbra Silva (orientada pela professora Bruna Fontes Ferraz) e Dalmo Buzato (orientado pelas professoras Suelen Érica Costa da Silva e Priscila Tullipa). Fonte: canal do CEFET-MG no YouTube.

O curso de Letras parabeniza não somente os/as docentes e estudantes premiados/as, mas também todas as pessoas envolvidas na construção da Semana C&T e da META. Todas as apresentações, bem como as sessões de premiação, podem ser assistidas no canal do CEFET-MG no YouTube.