2024
Última modificação: Sexta-feira, 7 de novembro de 2025
*A versão dos trabalhos, em PDF, é autorizada e disponibilizada pelos próprios autores e orientadores, a partir de contato pelo e-mail: letras-ns@cefetmg.br.
Aluno: Arilma Ferreira Marques
Título do Trabalho: O cotidiano, o absurdo e o grotesco: Uma análise comparativa entre A Metamorfose e O homem que viu o Lagarto comer seu filho
Orientador: Prof.a Dr.a Joelma Rezende Xavier
Resumo: Esta pesquisa visou ao estudo da novela A metamorfose (1915), de Franz Kafka, e do conto O homem que viu o lagarto comer seu filho (1988), de Ignacio de Loyola Brandão, com o intuito de realizar uma análise literária comparativa entre as duas obras. Dentre os elementos estudados, estão os temas: relações familiares, cotidiano, questões sociais e políticas que permeavam as épocas em que essas obras foram escritas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de aprofundar leituras sobre os conceitos de literatura fantástica, grotesco, absurdo e narrativas breves, a partir de Júlio Casares (1961), Júlio Cortázar (1914), Nádia Gotlib (1946), Freud (1856), Todorov (1939), Carone (1937), dentre outros. Evidenciou-se, neste estudo, que ambas as obras, apesar de situadas em épocas, nacionalidades e em contextos diferentes, assemelham-se no modo como ficcionalizam situações absurdas, num contexto familiar, e na forma como utilizam o elemento monstruoso para criticarem aspectos na dinâmica sociopolítica.
Palavras-chave: Estranho; Absurdo; Corpo monstruoso; Literatura Fantástica; Literatura Comparada.
Aluno: Bruna Fortunata Dias Gonzaga
Título do Trabalho: POR UMA REDE DE CONEXÕES: uma leitura comparada dos personagens Sr. Calvino, de Gonçalo M. Tavares, e Palomar, de Italo Calvino
Orientador: Prof.a Dr.a Bruna Fontes Ferraz
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de mobilizar a literatura comparada e contrastar a obra O senhor Calvino (2005a), de Gonçalo M. Tavares, com o livro Palomar (1985), de Italo Calvino, uma vez que parecem haver relações diretas entre os dois personagens que protagonizam os livros. Para tal, no primeiro capítulo serão utilizadas as obras A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade (2002), de Cássio Eduardo Viana Hissa, e os conceitos de leveza e multiplicidade, presentes em Seis propostas para o próximo milênio (1990), de Italo Calvino, com o intuito de compreender como as fronteiras entre os saberes e as formas literárias se tornam porosas na obra dos referidos autores. Já no segundo capítulo, serão analisadas as características principais dos personagens, assim como textos das obras Palomar (1985) e O senhor Calvino (2005a). Como aporte teórico utilizaremos o texto “O olhar do estrangeiro” (2002), de Nelson Brissac Peixoto, para refletir sobre a sensação de alheamento dos personagens em relação ao mundo, elemento central de suas personalidades. Além disso, será explorada como a teoria do jogo, presente em Homo Ludens (2000), de Johan Huizinga, contribui para interpretar as dinâmicas narrativas exploradas nos objetos literários analisados. Os resultados apontam que Palomar (1985) foi uma obra importante para a criação do personagem senhor Calvino, de Tavares (2005a), uma vez que nela é possível encontrar as principais características do projeto estético de Calvino.
Palavras-chave: Literatura comparada. Palomar. O senhor Calvino. Italo Calvino. Gonçalo M. Tavares.
Aluno: Deysiane Marques Franco Vieira
Título do Trabalho: FAKE NEWS E NOTÍCIAS FALSAS DE HUMOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA A PARTIR DE QUATRO FATOS JORNALÍSTICOS DE 2024
Orientador: Prof. Dr. José de Souza Muniz Jr.
Resumo: Este trabalho investiga quatro fatos jornalísticos para responder à pergunta: “Quais são as características que diferenciam as fake news das notícias falsas de humor?”. Para isso, analisa quatro fake news e quatro notícias falsas de humor, publicadas em abril e maio de 2024, sobre temas diversos e com formatos variados. Para comparar a estrutura textual das amostras, foram considerados os critérios de formação do gênero jornalístico (noticiabilidade e aspectos técnicos), conforme Erbolato (1978), Cotta (2005), Lage (2005) e Noblat (2008). Para estabelecer os critérios linguísticos de funcionalidade e construção de sentido, a pesquisa se apoiará nos conceitos de Marcuschi (2003) e Koch (2003). A abordagem metodológica é descritiva, focada na comparação dos conteúdos em termos de composição (texto, imagem, vídeo) e intenção comunicativa. Ao fim, a análise comparativa determina que as diferenças residem na intenção por trás do conteúdo e na forma como as informações são apresentadas ao público. O estudo é relevante para a promoção do letramento midiático e para a compreensão dos usos da informação na era digital.
Palavras-chave: fake news, notícias falsas de humor, notícias jornalísticas, paródia, pastiche.
Aluno: Filipe Magalhães Dos Santos
Título do Trabalho: Tradução Audiovisual Em Perspectiva Glotopolítica: Análise Comparativa Das Legendas De Friends Em Pt-Br E Pt-Pt
Orientador: Prof. Dr. José de Souza Muniz Jr.
Resumo: Esta pesquisa investiga, em perspectiva glotopolítica, as escolhas de tradução feitas na legendagem da série norte-americana de TV Friends para o português brasileiro (PB) e para o português europeu (PE). Através de uma análise comparativa de cenas selecionadas, o estudo busca compreender como as diferenças culturais e linguísticas entre as duas variedades do português moldam as decisões dos tradutores e como essas escolhas, por sua vez, podem reforçar ou desafiar as relações de poder existentes entre as variedades linguísticas. Os resultados revelam que as escolhas de tradução não são neutras, mas sim carregadas de valores culturais e ideológicos. Ao examinar as diferenças entre as legendas em PB e PE, é possível observar como a tradução audiovisual está inserida em um contexto mais amplo de relações de poder e como as escolhas linguísticas podem contribuir para a construção de identidades nacionais e culturais. A pesquisa contribui para o campo da Tradução Audiovisual (TAV) ao demonstrar a importância de considerar os aspectos socioculturais e políticos na análise das práticas de tradução. Além disso, o estudo destaca o papel do tradutor como mediador cultural e como suas decisões podem influenciar a recepção de produtos audiovisuais em diferentes contextos.
Palavras-chave: tradução audiovisual, glotopolítica, legendagem, Friends, variedades linguísticas.
Aluno: Francielly Cristina Pereira Marques
Título do Trabalho: Cinderella e sua adaptação fílmica de 2021: uma análise discursiva e interseccional dos efeitos de sentidos de feminino/mulher
Orientador: Profa. Dra. Luciana Aparecida Silva de Azeredo
Resumo: Diversas adaptações de clássicos têm sido feitas no mundo inteiro. Livros outrora transpostos para o formato de animações e desenhos, de grande alcance à época, têm recebido suas versões em live-action (longa-metragem ou séries televisivas). Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo e discursivo em que se busca analisar os efeitos de sentidos de feminino/mulher que emergem das adaptações cinematográficas de Cinderella de 1950 (Walt Disney) e 2021 (estrelada por Camila Cabello), tanto sobre as categorias quanto sobre o manejo delas. Entre as ferramentas teórico-analíticas escolhidas como lentes para analisar as produções encontra-se a governamentalidade neoliberal (Dardot e Laval, 2016; Foucault, 1999), com especial atenção à condução das condutas, via obras cinematográficas, tangenciando questões interseccionais (Akotirene, 2019; Piscitelli, 2008; Brah, 1996) no que se refere a gênero, classe e raça. Com base nas análises empreendidas, foi possível observar que a versão da Cinderella de 2021 apresenta algumas características representativas quanto a raça, gênero e classe social (apresenta personagens poderosas independentes da cor de pele ou gênero), bem como uma articulação quanto à questão da sororidade no que tange à relação entre algumas das mulheres na trama. No entanto, se por um lado existem aspectos de crítica ao viés tradicionalista/patriarcal em ambas as produções, por outro lado, observa-se – principalmente na versão mais recente – a presença do neoliberalismo – principalmente do empreendedorismo de si –, levando o sujeito a ter, sub-repticiamente, suas condutas conduzidas.
Palavras-chave: Cinderella 2021. Análise do Discurso. Neoliberalismo. Governamentalidade. Interseccionalidade.
Aluno: Gustavo Luís de Oliveira
Título do Trabalho: “O IRREPRESENTÁVEL EXISTE”:
considerações sobre K.: relato de uma busca, de B. Kucinski
Orientador: Prof.a Dr.a Bruna Fontes Ferraz
Resumo: Após se aposentar como professor de Jornalismo da Universidade de São Paulo (USP), B. Kucinski dedicou-se à escrita literária. O escritor paulistano publicou em 2011, pela editora Expressão Popular, sua obra de estreia, intitulada apenas como K. (no relançamento da Cosac Naify (2014) e da Companhia das Letras (2016) foi adicionado o subtítulo “Relato de uma busca”). Nessa obra, Kucinski narra sobre uma tragédia ocorrida dentro de seu seio familiar: o “desaparecimento” de sua irmã, Ana Rosa Kucinski Silva, à época professora do Instituto de Química (IQ) da USP e aliada à Ação Libertadora Nacional (ALN), durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985); além de também narrar a infindável busca de seu pai, Meir Kucinski, pela filha que “foi desaparecida”. Quase quarenta anos após o desaparecimento de sua irmã e do não esclarecimento sobre o que aconteceu com ela pelos órgãos oficiais, Kucinski recorre à representação do real para narrar o inenarrável, isto é, o luto permanente ao qual sua família foi empossada após o sumiço de Ana Rosa. No livro fragmentário, K., o pai de A., percorre vários caminhos para reaver a filha e, quando percebe que isso não seria mais possível, luta contra o poder soberano para que este revelasse o que teria acontecido com ela e seu marido. Diante de um contexto trágico e absurdo ao mesmo tempo, o presente trabalho possui como objetivo principal analisar a representação do real no livro K.: relato de uma busca (2016), de B. Kucinski. Em um primeiro momento, discorremos sobre como ocorre a representação desse real traumático e, por isso, inapreensível, percorrendo temas como a literatura brasileira sobre a ditadura, as testemunhas que restam para narrar e a estrutura fragmentária e estilhaçada da obra de Kucinski. Além disso, refletimos sobre a escrita de K.: relato de uma busca (2016) como um ato fúnebre, ou seja, a escrita seria o único meio possível de elaborar o luto, já que o corpo de A. fora vetado à família. Para isso, discutimos acerca dos corpos passíveis de luto e daqueles que não o seriam, conforme imposto por um poder soberano em um Estado de Exceção, o direito ético dos “inimigos” do Estado serem enterrados, e sobre a função da escrita que, na obra de Kucinski, mais do que representativa, se apresenta como um túmulo aos mortos.
Palavras-chave: Representação. Real. Catástrofe. Testemunho. Ditadura civil-militar brasileira.
Aluno: Ingrid Jennifer Rego
Título do Trabalho: Perspectivas de corporeidade em Pequena Coreografia do Adeus (2021), de Aline Bei: uma análise literária
Orientador: Profa. Dra. Joelma Rezende Xavier
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo estudar perspectivas sobre corporeidade e linguagem no romance Pequena Coreografia do Adeus (2021), de Aline Bei. Para isso, investigou-se a relação das personagens com o corpo e o desejo, além de se propor uma abordagem sobre a representação da dança, na obra, a partir de um enfoque contemporâneo. A análise, estruturada
em uma pesquisa bibliográfica, fundamentou-se em autores como Nóbrega (2010), Bataille (2023), Castello Branco (2004), Didi-Huberman (2016), Dalcastagnè (2012), Agamben (2009), Gil (2001), Rancière (2009), entre outros, para explorar aspectos sobre erotismo, emoções, gestos dançados e produção literária contemporânea. Evidenciou-se, neste estudo, que o enredo, o perfil das personagens, sobretudo na cena familiar, o caráter experimental do romance e a construção imagética do texto proporcionam ao leitor uma experiência estética ativa e participativa, alinhada às ideias de Umberto Eco (2015), além de fomentar reflexões acerca da produção literária no cenário brasileiro contemporâneo.
Palavras-chave: corpo; linguagem; literatura contemporânea; experiência estética.
Aluno: José Francisco Nunes Fonseca
Título do Trabalho: Eva margens, vozes e narrativas na realização de uma obra cinematográfica
Orientador: Joelma Rezende Xavier
Resumo: Este trabalho, relatório de produção artística, apresenta o processo de realização de uma obra cinematográfica. O corpus de análise é constituído pelo curta-metragem Eva, um filme que aborda temas como saúde mental, violência de gênero, desigualdades sociais e o impacto das estruturas de poder sobre indivíduos marginalizados que vivem em ocupações urbanas.
Ademais, o filme propõe uma denúncia às estruturas sociais que perpetuam essas condições de invisibilização em contextos de precariedade. Este relatório divide-se em dois enfoques metodológicos: o primeiro discorre sobre elementos artísticos e poéticos que compõem a etapa inicial de um filme, como a pesquisa, o roteiro e a construção imagética-visual. O segundo expõe o caminho prático para que se conceba um produto audiovisual, a partir do relato dos dias de filmagens, bem como os trabalhos anteriores e posteriores a essa etapa. Evidenciam-se, por fim, os desafios e as conquistas de se produzirem narrativas comprometidas com a crítica social e a representatividade cultural, nas quais se exploram simbolismos e subjetividades de personagens que vivem às margens.
Palavras-chave: Obra cinematográfica; Narrativa; Ocupações Urbanas; Produção Cinematográfica.
Aluno: João Pedro Bueno Fraga
Título do Trabalho: A Representação Da Escravidão Do Século Xix Na Literatura: Comparação Entre Úrsula E A Biografia De M. G. Baquaqua
Orientador: Profa. Dra. Isis Pimentel de Castro
Resumo: O presente trabalho propõe examinar como a história das pessoas escravizadas, do século XIX, é apresentada em textos literários, a partir de uma comparação entre Úrsula, de Maria Firmina
dos Reis, lançada em 1859 no Brasil, e a biografia de Mahommah Gardo Baquaqua, lançada em 1854 no Canadá, escrita por M. G. Baquaqua e Samuel Moore. Para atingir esse objetivo, examinamos os respectivos gêneros textuais das obras – romance e autobiografia –, elencando suas principais características e particularidades. Também dedicamos uma parte do estudo para entender a narrativa, o cenário e os personagens apresentados e como eles se tornam elementos possíveis de representar a construção desse período histórico. Por fim, investigamos trechos similares, presentes em ambos textos selecionados, que se complementam, mesmo sem a intenção dos autores. Essa pesquisa pretende mostrar a integração entre a literatura e a história para compreender um período histórico, assim como demonstrar as possibilidades de atuação da literatura comparada.
Palavras-chave: Úrsula; biografia de Mahommah Gardo Baquaqua; literatura comparada; escravidão; século XIX.
Aluno: Júlia Demétrio Xavier
Título do Trabalho: Análise Discursiva Da (Re)Produção Da Violência De Gênero Nos Paratextos Da Obra De Mea Culpa (2006), De Doca Street
Orientador: Prof.a Dr.a Mariana Jafet Cestari
Resumo: Raul do Amaral Street (Doca Street) ficou conhecido por ser o assassino de sua companheira, Ângela Maria Fernandes Diniz, também conhecida como a “Pantera de Minas”, em 1976 na Praia dos Ossos, no Rio de Janeiro. O crime foi amplamente divulgado pela mídia, devido às duas pessoas envolvidas serem grandes nomes da elite carioca, bem como a repercussão do primeiro julgamento de Street, no qual o movimento feminista teve grande participação. Após trinta anos do acontecimento do crime, Street publica um livro intitulado Mea Culpa: o depoimento que rompe 30 anos de silêncio (2006), no qual relata o crime e sua vida com Ângela Diniz. Nesse contexto, a presente pesquisa inscreve-se no diálogo entre Análise de Discurso e Estudos Editoriais, utilizando principalmente os conceitos de efeito de sentidos, acontecimento discursivo e formações imaginárias, de Pêcheux (1997), e o conceito de paratextos, de Genette (2009). Assim, considerando que os paratextos editoriais expressam escolhas editoriais atreladas a posições sujeito no/do discurso, o objetivo deste trabalho é entender como os discursos sobre a violência de gênero se materializam nos paratextos da obra Mea culpa (Street, 2006). Para isso, são analisadas as imagens de Doca Street, de Ângela Diniz, do assassinato e do leitor, em jogo na interlocução discursiva presente nos paratextos. As análises apontam que nos paratextos há uma reprodução dos sentidos dominantes de masculinidade que perpetua a violência contra as mulheres, quando elas não cumprem um papel de submissão, o que produz como efeito de sentido a revitimização de Ângela Diniz.
Palavras-chave: Violência de Gênero. Paratextos. Discurso. Mea Culpa.
Aluno: Lorena Lucas de Freitas
Título do Trabalho: ANÁLISE DA NARRATIVA DE SUSPENSE EM VERITY DE COLLEEN HOOVER
Orientador: Profa. Dra. Adriana dos Santos Sales
Resumo: O presente Trabalho tem como objetivo estudar a construção da narrativa de suspense na obra “Verity”, de Colleen Hoover, e analisar como os elementos narrativos contribuem para criar uma atmosfera de tensão e engajamento do leitor. A obra foi selecionada por ser um exemplo de thriller psicológico eficaz. Foram escolhidos para uma análise mais detalhada os trechos específicos, que apresentam uma maior intensidade de tensão. Este trabalho se enquadra em uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando-se da análise de conteúdo para compreender os elementos que contribuem para a criação do suspense na história. A metodologia adotada envolve um estudo dos elementos narrativos, identificando as pistas e estratégias que Hoover utiliza para construir o suspense ao longo da trama. Essa análise será conduzida por meio da identificação de temas recorrentes, como a construção de personagens, ambientação e ritmo narrativo. Foram observadas as técnicas literárias específicas utilizadas pela autora, como mudanças de perspectiva e revelações graduais de informações. Destacando como essas pistas são desenvolvidas e como contribuem para a criação de duas hipóteses no desfecho do livro, influenciando diretamente a experiência do leitor. A fundamentação teórica que embasou este estudo está centrada nas teorias literárias sobre suspense, incluindo obras de autores como Edgar Allan Poe (2016) e Antonio Candido (1968), além de estudos acadêmicos sobre técnicas de construção do suspense na literatura. Os resultados desta pesquisa visam contribuir para uma compreensão mais profunda das técnicas de construção do suspense em narrativas literárias, além de enriquecer o campo de estudos em literatura com uma análise detalhada de uma obra contemporânea ainda pouco explorada academicamente.
Palavras-chave: suspense, narrativa, Colleen Hoover, Verity, análise literária.
Aluno: Natália Vieira Costa
Título do Trabalho: O SEXO FEMININO: a luta na imprensa mineira pela emancipação das mulheres no século XIX
Orientador: Profa. Dra. Maria do Rosário Alves Pereira
Resumo: Este trabalho analisa o periódico O Sexo Feminino: semanário dedicado aos interesses da mulher (1873/1876), fundado pela jornalista e educadora Francisca Senhorinha da Motta Diniz, destacando o período de atuação em Campanha (MG) (1873/1874). Busca-se analisar como, através das suas publicações, o jornal O Sexo Feminino articulou um discurso de emancipação feminina no século XIX, promovendo debates sobre educação, direitos políticos e autonomia das mulheres. Através de uma análise documental e bibliográfica, são identificadas as estratégias discursivas utilizadas para enfrentar as limitações sociais da época e promover a conscientização feminina. O estudo destaca a importância de O Sexo Feminino como ferramenta pioneira na luta pelos direitos das mulheres no Brasil do século XIX.
Palavras-chave: Francisca Senhorinha da Motta Diniz; Imprensa feminina; educação; feminismo.
Aluno: Nathália Cristina de Freitas Campos
Título do Trabalho: ROMANCES SENTIMENTAIS NO BRASIL:
análise das postagens colaborativas no perfil da Editora Charme
Orientador: Profa. Dra. Paula Renata Melo Moreira
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso analisa as estratégias de engajamento da Editora Charme, uma editora especializada em romances sentimentais, por meio de seu perfil no Instagram. Com foco na primeira semana de março de 2024, o estudo, dividido em três capítulos, examina como a editora utiliza postagens próprias e colaborações com bookstagrammers para criar uma comunidade ativa de leitores. A pesquisa contextualiza o gênero do romance sentimental no Brasil, explora o papel das redes sociais no mercado editorial contemporâneo e investiga como essas estratégias digitais impactam a percepção e o consumo desse gênero literário. Foi utilizada a metodologia de pesquisa por meio de dados coletados, com observação sistemática, comparação, classificação e análise de similaridades e diferenças. Por meio da análise de 67 posts, incluindo interações com seguidores e parcerias com influenciadores, e apoiado pelos
estudos de Andrade e Silva (2020), Recuero (2012), Thompson (2023) e Jenkins (2009), o trabalho analisa como a Editora Charme faz a promoção de seus livros enquanto cultiva um espaço de conexão e discussão literária, contribuindo para a legitimação e apreciação dos romances sentimentais no cenário editorial brasileiro.
Palavras-chave: Romances sentimentais; Editora Charme; Instagram.
Aluno: Nayara Morjani Da Silveira
Título do Trabalho: Discurso E Poder: Uma Análise Foucaultiana Da Prática Discursiva Nas Apacs
Orientador: Prof. Dr. Luiz Cláudio de Almeida Teodoro.
Resumo: Este trabalho analisa as práticas discursivas nas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) sob a perspectiva foucaultiana de discurso e poder. A pesquisa investiga como o discurso institucional das APACs opera na produção da subjetividade dos recuperandos, moldando comportamentos e estabelecendo normas de conduta que reforçam mecanismos disciplinares e de controle social. A partir da análise de Michel Foucault (1975), discute-se a relação entre discurso, poder e subjetivação, evidenciando como a ressocialização proposta pela APAC se estrutura sobre uma lógica que combina disciplina, religião e trabalho como pilares fundamentais. Além disso, a pesquisa explora as tensões entre autonomia e submissão nas práticas institucionais, destacando os desafios e contradições do modelo apaqueano. Metodologicamente, o estudo se baseia em uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e análise crítica de textos acadêmicos sobre o método APAC e sua relação com as dinâmicas de poder. Os resultados apontam que, embora o modelo APAC se apresente como uma alternativa humanizada ao sistema prisional convencional, ele também reproduz mecanismos de normatização e controle que exigem um olhar crítico sobre sua eficácia na transformação subjetiva dos indivíduos.
Palavras-chave: Michel Foucault; discurso; APACs; subjetividade; controle
social.
Aluno: Nicole Dias
Título do Trabalho: MARIA ALTAMIRA: UMA HISTÓRIA DO DESPEJO NA AMÉRICA LATINA
Orientador: Prof. Dra. Maria do Rosário Alves Pereira
Resumo: O presente trabalho propõe aproximações entre o romance de Maria Altamira, de Maria José Silveira, e a história do despejo na América Latina, impulsionada pela colonização. Objetivamos tratar de alguns temas fundamentais para a análise bem como conceitos de Identidade, realçando as ditaduras militares, as catástrofes ambientais planejadas e as expulsões das populações nativas, mas também as diversas estratégias de resistência protagonizadas pelos grupos marginalizados. Avaliamos ainda como a escolha por protagonistas mulheres insere elementos particulares nos temas da violência e do despejo. As formas de abuso a que os corpos femininos estão submetidos mobiliza a integração das questões de gênero, etnia e classe e confirma como a pátria é território para poucos. Nesse ínterim, trataremos de alguns momentos da historiografia literária no continente, sobretudo do interesse em análises comparadas e capazes de ressaltar a potência crítica da literatura. Interessa-nos avaliar como a América Latina constitui um conceito violentamente imposto pela colonização, mas também um símbolo de resistência e uma proposta alternativa para a relação entre nações.
Palavras-chave: Maria Altamira; América Latina; literatura comparada; despejo.
Aluno: Rayssa Miranda de Carvalho Xavier
Título do Trabalho: Um olhar sobre a reflexão crítica à religiosidade em canções das bandas
Epica, Dream Theater e Iron Maiden
Orientador: Guilherme Lentz da Silveira Monteiro
Resumo: O heavy metal, gênero musical que explora temas relacionados à religiosidade, frequentemente apresenta um discurso crítico sobre as instituições religiosas e seus representantes. Assim, este trabalho analisa canções do Dream Theater, Epica e Iron Maiden, buscando compreender como a canção funciona como instrumento de reflexão e crítica social, incentivando o ouvinte a questionar as relações de poder e as hierarquias presentes na sociedade contemporânea. A pesquisa se baseia na análise minuciosa das letras e melodias das canções, estabelecendo conexões com o contexto histórico e cultural em que elas foram criadas. As canções analisadas revelam um discurso crítico que questiona dogmas religiosos, expõe dilemas morais e denuncia a hipocrisia e a incoerência de fiéis e representantes religiosos, abordando temas como a guerra em nome de Deus e a manipulação por meio da fé. As ferramentas da Análise do Discurso e da teoria da canção de Luiz Tatit são utilizadas para aprofundar a análise, mas sem priorizar uma abordagem teórica.
Palavras-chave: canção; religiosidade; heavy metal.
Aluno: Rebeca Ribeiro de Oliveira
Título do Trabalho: CORRIGIR OU REVISAR?: uma análise comparativa bibliográfica entre as práticas de revisão profissional e correção textual pedagógica
Orientador: Prof. Dr. José de Souza Muniz Jr.
Resumo: Na contemporaneidade, observa-se uma frequente confusão entre as práticas de revisão e correção de textos, apesar de serem atividades distintas. Enquanto a correção de redações em ambiente escolar foca na formação das habilidades linguísticas dos alunos, a revisão profissional busca aprimorar a qualidade dos textos destinados à publicação. Este trabalho analisa comparativamente essas duas práticas, com base em pesquisas consolidadas nas áreas. O objetivo é compreender as semelhanças e diferenças entre a revisão profissional de textos e a correção textual pedagógica, especialmente em termos de métodos e objetivos. Para isso, a análise apoia-se em autores como Ruiz (2010), Menegassi (1998), Spinillo e Correa (2016) para a correção escolar, e Araujo (2012), Coelho Neto (2013), Ribeiro (2016), Assis e Rodrigues (2019), Sobral e Barbosa (2019), Barros e Ignário (2017), entre outros, para a revisão profissional. A análise comparativa revela que, embora compartilhem alguns procedimentos, as práticas se diferenciam significativamente conforme o contexto e os objetivos visados.
Palavras-chave: Revisão textual. Correção de textos. Análise comparativa.


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