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Letras
CEFET-MG

2023

Última modificação: Sexta-feira, 12 de abril de 2024

*A versão dos trabalhos, em PDF, é autorizada e disponibilizada pelos próprios autores e orientadores, a partir de contato pelo e-mail: letras-ns@cefetmg.br.

Aluno: Aldemir de Abreu Borges
Título do Trabalho: Análise discursiva do apagamento feminino no ambiente gastronômico profissional
Orientador: Prof. Cláudio Humberto Lessa


Aluno: Ana Clara Duarte de Souza
Título do Trabalho: O Escritor Editor e seu Arquivo: Uma Incursão Pelo Acervo de Eduardo Frieiro
Orientador: Prof. Elaine Amélia Martins


Aluno: Ana Paula Vasconcelos Marques
Título do Trabalho:
Os Sentidos De Homossexualidade e a Constituição do Sujeito da Comunidade Lgbtqia+ nos Discursos da Igreja Batista da Lagoinha
Orientadora:
Prof. Mariana Jafet Cestari
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar os discursos pregados pela Igreja Batista da Lagoinha no que tange o sentido de homossexualidade e do sujeito homossexual. Para isso, a linha teórica utilizada para a pesquisa foi a da Análise do Discurso, que leva em consideração não somente a fala em si, mas também os aspectos extralinguísticos, como a hierarquia e o contexto cultural em que os falantes e receptores estão inseridos. Os objetos escolhidos para compor o corpus do trabalho foram posts das redes sociais da IBL e do “Movimento Cores”, célula da Igreja voltada para o público LGBTQIA+, no mês de junho de 2023. O intuito da escolha é o de analisar como opera, na prática, os discursos contradizentes da Instituição, uma vez que os seus líderes promovem falas homofóbicas, mas, em contrapartida, a Igreja mantém uma ramificação que, a uma primeira vista, apoia a comunidade. Ao serem analisadas as ideologias pregadas na IBL e no “Movimento Cores”, foi possível notar que, embora o “MC” apresente uma roupagem contemporânea pró-LGBTQIA+, o discurso pregado na célula é o de que as pessoas da comunidade devem ser respeitadas, mas, também, instigadas a “abdicar” de sua orientação sexual e optar por uma vida de celibato em prol da religião. Assim, chegamos à conclusão de que não há contradições no que tange o tema dentro da Instituição e que o sentido de homossexualidade e do sujeito LGBTQIA+ construído por ela é pejorativo, homofóbico e nocivo.
Palavras-chave:
Discurso Religioso; Homofobia; Comunidade LGBTQIA+.


Aluno: Andressa Marinho Araújo
Título do Trabalho:
Política de Pré-Acolhimento de Estudantes do PRÉ-PEC-G no CEFET-MG: Uma Proposta de Guia
Orientadora:
Prof. Natália Moreira Tosatti
Resumo:
Este estudo analisa o curso preparatório para o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), conhecido como Pré-PEC-G, no contexto do projeto de internacionalização do CEFET-MG. Inserido como parte do Programa de Extensão PLE (Português como Língua Estrangeira), que tem sido progressivamente formalizado na instituição, o curso foi concebido em 2017 em resposta a uma demanda do Ministério da Educação (MEC). A pesquisa tem como objetivo central a criação de dois guias de orientações. O primeiro guia a ser direcionado aos estudantes, enviado nos primeiros contatos entre a instituição anfitriã e o estudante Pré-PEC-G, como forma de pré-acolhimento (ALMEIDA, 2019). O segundo guia a ser direcionado para a equipe que acompanhará os estudantes, preparando-os para o encontro intercultural (MAHER, 2007). O curso de preparação para estudantes advindos de diversos países é de fundamental importância para aprovação no exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) e inserção no ambiente acadêmico. Com base nos estudos de Almeida (2019), foram identificados desafios anteriores à chegada à instituição anfitriã, como o acesso limitado a informações específicas em seus países de origem. Pretende-se, assim, propor ações para se diminuir esta lacuna e fortalecer as políticas linguísticas e de acolhimento ao promover uma educação do entorno para a interculturalidade (MAHER, 2007). A fundamentação desta proposta apoia-se em trabalhos anteriores sobre o tema, incluindo uma análise de documentos institucionais e consultas a autores como Bizon (2013), Miranda (2016), Cruz (2018), Almeida (2019), Cândido (2019), Farina (2021), Lima (2021) e Vinecký (2023).
Palavras-chave: Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G); Português como Língua Estrangeira (PLE); Curso Pré-PEC-G; Acolhimento; Guia de Orientações.


Aluno: Ariane Marcelina Estevão Machado
Título do Trabalho:
A Edição de Obras Literárias em Espaço Laboratorial: Relato de Experiências Formativas no Curso de Letras Do CEFET-MG
Orientador:
Prof. José de Souza Muniz Jr.
Resumo:
Este trabalho visa discutir a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em espaços laboratoriais de formação em edição. A partir de uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e relatos de experiências, o estudo explora as potencialidades e os desafios de formar profissionais por meio de práticas laboratoriais, em particular na LED, editora-laboratório do curso de Letras do CEFET-MG. Discute-se, ainda, de que maneira o método de Aprendizagem Baseada em Projetos desempenha um papel importante no processo de aquisição de conhecimento dos estudantes. A análise empírica é composta por quatro relatos de experiências sobre a produção editorial das seguintes obras: Vidas, Idas e Vindas: Histórias de deslocamentos, O Fio Cornalina, Agora é com elas e A Criatura, realizadas dentro e fora do ambiente da LED. Essa análise visa demonstrar como os saberes teórico-práticos adquiridos ao longo da graduação, unidos à experiência laboratorial, contribuem para a formação de profissionais da edição. As conclusões da pesquisa reforçam a importância da integração entre teoria e prática na formação de futuros editores.
Palavras-chave:
Aprendizado; Edição; Espaços Laboratoriais; Prática; Teoria.


Aluno: Bianca Rodrigues de Carvalho Moreira da Fonseca
Título do Trabalho:
Polêmico! Uma Análise dos Elementos Transnacionais da Obra Publicada pela Editora Euphoria
Orientadora:
Prof. Paula Renata Melo Moreira
Resumo:
Esta monografia aspira analisar a relevância dos elementos transnacionais, internacionais e nacionais presentes na obra Polêmico!, escrita por Anya Mikhaela e publicada em 2021. Mediante pesquisas baseadas nos estudos de renomados especialistas, como Anne Jamison, Paul Jay e Henry Jenkins, exploraremos a interação entre o Soft Power, as construções identitárias nas fanfics e o papel das editoras especializadas em livros adaptados de fanfictions. Ao estudar a trama e o desenvolvimento da obra, observaremos como os elementos culturais inseridos servem como complemento, atraindo tanto os fãs do grupo musical sul-coreano BTS (Bangtan Boys) quanto outros leitores. Além disso, investigaremos como esses elementos vão além das fronteiras geográficas, estabelecendo conexões significativas com diferentes contextos e influências. Particularmente, daremos destaque às culturas coreana e brasileira na obra, explorando como contribuem para a finalidade e o impacto da narrativa. Por meio dessa análise, esperamos contribuir para um maior entendimento sobre o papel das fanfictions, as relações transnacionais e a cultura de fãs no cenário contemporâneo.
Palavras-chave:
Fanfiction. Transnacional. Internacional. Cultura de Fãs. Soft Power.


Aluno: Bruna Araújo Diniz
Título do Trabalho: A Comunicação e a Divulgação Científica: um olhar sobre as publicações do CEFET-MG e os primórdios de um projeto editorial
Orientador: Prof. Elaine Amélia Martins


Aluno: Camila Marques Corrêa
Título do Trabalho:
Paratextos, Metalinguagem e as Possibilidades de Interpretação na Obra Inverossímil, de Rodrigo Rosp
Orientadora:
Prof. Paula Renata Melo Moreira.
Resumo:
O presente trabalho teve por objetivo propor possibilidades de diferentes interpretações de leitura da obra Inverossímil, de Rodrigo Rosp. Para sua concretização, primeiramente, realizou-se a contextualização da obra Paratextos editoriais, de Genette. Na sequência, pontuou-se o conceito, o estatuto e as categorias às quais pertencem os paratextos. Em seguida, realizou-se uma breve apresentação sobre a Não Editora, casa publicadora da obra em questão, e o autor do objeto de estudo. Dando sequência, percorreu-se a obra por partes, apontando questões, a princípio, editoriais e, por fim, foi destacado brevemente o enredo da narrativa. Antes da discussão sobre a metalinguagem contida na obra, foi realizada uma pesquisa acerca dos atos de comunicação propostos por Jakobson e as funções da linguagem. A partir desse levantamento, foi possível adentrar a discussão sobre as possibilidades de leitura da obra através dos usos metalinguísticos adotados pelo autor e a capacidade coercitiva presente em seus paratextos. Para tanto, realizou-se análise de trechos específicos retirados da obra amparados por estudos realizados na área das linguagens.
Palavras-chave:
Paratextos Editoriais; Metalinguagem; Inverossímil.


Aluno: Carla Naiara Gobb Teixeira
Título do Trabalho:
Storytelling na Publicidade: Um Estudo sobre a Campanha “Tipo Menina”
Orientador:
Prof. Antônio Augusto Braico Andrade
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi a análise do uso do storytelling na publicidade por meio do estudo de caso da campanha “Tipo Menina” da marca de produtos de higiene feminina Always. Com uma pesquisa bibliográfica, foi possível compreender as principais características do storytelling e aplicação dele na publicidade. Para uma análise mais completa, também utilizamos a Semiolinguística, mais especificamente, os estudos do linguista francês Patrick Charaudeau, que investiga a produção e a interpretação dos discursos, com o objetivo de compreender como eles são utilizados para persuadir ou influenciar o público. A campanha “Tipo Menina” foi lançada em 2014 com o objetivo de combater os estereótipos de gênero e empoderar meninas que estão chegando na puberdade. A análise da campanha foi realizada a partir da identificação dos elementos utilizados, bem como da interpretação do significado e das emoções que despertaram no público. A campanha utilizou diversos recursos do storytelling, tais como a criação de arquétipos, o uso de metáforas visuais e sonoras, bem como a utilização de trilha sonora emocional que buscava reforçar a mensagem da campanha. A análise desses recursos permitiu identificar a intenção comunicativa da marca, que era a de empoderar as meninas, mas também a de desafiar a cultura que limita as mulheres. Ademais, a análise também permitiu compreender como a mensagem da campanha foi recebida pelo público em geral.
Palavras-chave:
Storytelling; Publicidade; Análise do Discurso; Semiolinguística; Always.


Aluno: Carolina de Vasconcelos Silva
Título do Trabalho:
Torto Arado – Um Fenômeno Editorial de Além-Mar
Orientador:
Prof. Luiz Henrique Oliveira
Resumo:
Este trabalho apresenta uma análise do papel dos prêmios literários na consagração do romance Torto arado e na constituição do escritor, Itamar Vieira Junior, como autor reconhecido e celebrado. Com aporte em conceitos de Pierre Bourdieu (1968; 1989; 1996; 2004; 2014) e Dominique Maingueneau (2006; 2010), esta pesquisa busca examinar a repercussão dos prêmios literários em outras instâncias provedoras de capitais, bem como refletir acerca das ações editoriais para difusão do romance. O primeiro capítulo é voltado ao exame dos aspectos que levaram Torto arado a ocupar as mais altas posições na lista de mais vendidos, considerando não só as premiações, como também as ações empreendidas pela editora Todavia, o cenário político nacional no momento de sua publicação e a repercussão da obra nas mídias e nos periódicos especializados. O segundo capítulo traz uma análise sobre o status alcançado por Vieira Junior após o sucesso de seu romance e, como a partir da publicação de Torto arado, o perfil do escritor contemporâneo brasileiro e do campo literário parecem ter se renovado. Para tanto, foi desenvolvida uma análise a respeito da contribuição do autor para o fortalecimento das discussões acerca das temáticas racial e agrária, a sua inserção em outros campos e a expansão de sua imagem para além do livro. A temática do romance, aliada aos elementos de consagração e as redes de sociabilidade mediadas pelos algoritmos, são aspectos essenciais para a compreensão do fenômeno editorial.
Palavras-chave:
Torto Arado; Itamar Vieira Junior; Edição; Campo Literário.


Aluno: Claudine Verônica Silva Campos
Título do Trabalho:
O Pequeno Príncipe: Fenômeno Editorial em Solo Brasileiro
Orientadora:
Prof. Paula Renata Melo Moreira
Resumo:
A presença de O Pequeno Príncipe no mercado brasileiro é evidenciada nas apurações das listas dos mais vendidos da PublishNews. Sua constante aparição dentre os mais vendidos no período de 2010 a 2015 motivou essa pesquisa que objetiva levantar hipóteses que o justificassem como um campeão de vendas no país, assim como descobrir o porquê de a obra permanecer sendo uma opção de publicação para as editoras, mesmo após a entrada do texto em domínio público no ano de 2015. Para tal façanha, primeiramente foi realizado o mapeamento de sua trajetória editorial desde o ano de sua inserção no Brasil (1952). Em seguida, foram feitas análises das listas dos mais vendidos de 2010 a 2015, a fim de extrair dados que embasassem a argumentação no quesito mercadológico e, por fim, a pesquisa discorreu sobre a relação de influência que dois eventos sociais tiveram na difusão e estímulo à aquisição da obra no Brasil. Como conclusões observou-se que a obra é um best-seller reforçado pelos números de vendas, e que a cotação para sua inclusão como fundo de catálogo deve-se ao fato de ela ter se tornado também um bem simbólico.
Palavras-chave:
O Pequeno Príncipe. Long seller. Mais Vendidos.


Aluno: Deborah Maria Moreira
Título do Trabalho: Narrativas Visuais em Guimarães Rosa: Desenhos, traços e imagens
Orientador: Prof. Rogério Barbosa da Silva


Aluno: Dimítria Cecília Ferreira
Título do Trabalho:
As Escolhas no Processo de Tradução: Uma Análise das Legendas em Português Brasileiro de Hamilton: An American Musical
Orientador:
Prof. Gláucio Geraldo Moura Fernandes


Aluno: Eduarda Duarte Pena
Título do Trabalho:
Dar Margens Ao Mundo: A Função Da Escrita Para A Personagem Lenu, De Elena Ferrante
Orientadora:
Prof. Bruna Fontes Ferraz
Resumo:
Uma mulher de 80 anos desaparece sem deixar vestígios. Sua amiga, que a conhece desde a infância, utiliza seu ofício para tentar encontrá-la. Essa amiga não é policial, nem detetive, mas, sim, escritora. Na Série Napolitana de Elena Ferrante, a personagem-narradora Lenu parece considerar a escrita uma força capaz de dar margens ao mundo e, diante do desaparecimento de Lila, escreve para impedir que a amiga perca as suas. Ao longo dos quatro livros, A amiga genial (2011), História do novo sobrenome (2012), História de quem foge e de quem fica (2013) e História da menina perdida (2014), Lenu persegue uma escrita que possa ordenar sua existência passada, presente e futura. Partindo dessa consideração, o objetivo deste trabalho foi verificar o que, de fato, leva a personagem a escrever. Para tanto, foi necessário tecer algumas reflexões sobre as primeiras experiências de leitura de Lenu, baseadas nas ideias de Alberto Manguel (2020), Antonio Candido (2011), Paulo Freire (1989) e Antoine Compagnon (1999). A leitura, do mundo e de livros, instiga a personagem a escrever para alterar sua realidade violenta. Por isso, a partir de autores como António Custódio Gonçalves (1988), Ana Maria Chiarini (2005) e Jhumpa Lahiri (2016), analisamos também a relação de Lenu com a sua cidade, Nápoles, e com a sua língua, o dialeto napolitano, para mostrar como a personagem tenta se afastar de suas origens através da escrita e transformar a sua vida. Todavia, essas raízes insistem em aparecer em suas narrativas. Assim, ao invés de continuar tentado negá-las, as abraça e usa a escrita para compreendê-las. Refletindo mais sobre a função da escrita para Lenu, foi possível pensar, junto a Leyla Perrone Moisés (1990), Walter Benjamin (2008), Jeanne Marie Gagnebin (2014) e Maurice Blanchot (2011), em como a linguagem da ficção, diferente da linguagem comum, pode, sim, tocar o real. Concluímos, com o apoio de Roland Barthes (2004), Italo Calvino (2015) e Umberto Eco (1994), que aquele que se propõe a escrever, assim como Lenu, busca compreender algo sobre si ou sobre o mundo nas margens da escrita.
Palavras-chave:
Escrita; Linguagem da Ficção; Elena Ferrante.


Aluno: Gláuber Vinícius Igor Fraga
Título do Trabalho:
Narrativas De Rubem Fonseca Como Máquina De Guerra Deleuze-Guattariana
Orientador:
Prof. João Batista Santiago Sobrinho
Resumo:
Este experimento investiga o potencial de ruptura da Literatura de Rubem Fonseca com o Estado e o sistema capitalista. Por meio da filosofia deleuze-guattariana, o trabalho apresenta e esmiúça o conceito de máquina de guerra, o qual faz rizoma com as narrativas fonsequianas. Analisando seis contos de Rubem Fonseca: “O Cobrador”, “Passeio Noturno – Parte I”, “Passeio Noturno – Parte II”, “Feliz Ano Novo”, “A Força Humana” e “Os Prisioneiros”, perpassando por outras narrativas do autor, este estudo interpreta o recorte da obra de Fonseca utilizando-se de conceitos de Deleuze e Guattari. O trabalho objetiva expor como a Literatura rompe com a lógica metafísica do capitalismo do Estado e de suas máquinas despóticas, os quais impõem sistemas que ditam as condutas singulares e sociais. A partir da criação de mundos, certos textos literários colocam em pauta povos abjetos e assuntos tachados como tabus e, dessa maneira, oportuniza o pensamento. Após a imbricação da narrativa de Fonseca com os estudos deleuze-guattarianos, nota-se que a Literatura pode ser um dos meios pelos quais é possível buscar linhas de fuga em um sistema dual, com um viés ditatorial e esquizofrênico.
Palavras-chave:
Máquina de Guerra. Estado. Máquinas Despóticas. Literatura. Capitalismo.


Aluno: Graziele Natália De Oliveira
Título do Trabalho:
A Construção do Ethos Discursivo do Apóstolo Paulo na Carta aos Romanos
Orientadora:
Prof. Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista
Resumo:
O presente trabalho focaliza o gênero carta epistolar do apóstolo Paulo no livro de Romanos e tem como objetivo analisar como se dá a construção do ethos discursivo do enunciador. Trata-se de uma pesquisa básica, bibliográfica, com orientação exploratória. O aparato teórico-metodológico é construído em diálogo com Amossy (2016), Maingueneau (2008, 2010, 2020), Émile Benveniste (1946, 1956, 1958), dentre outros. Constatamos que, dentre todos os ethé que são evidenciados no discurso de Paulo, destaca-se o ethos de apóstolo possuidor de conhecimento teológico sólido e uma interpretação habilidosa das Escrituras, que foi “chamado” e “separado” por Deus e, portanto, era, por Ele, legitimado para se aproximar da comunidade e conquistar sua confiança, estabelecendo uma base sólida para a comunicação de sua mensagem religiosa.
Palavras-chave:
Paulo; Ethos Discursivo; Marcas de Subjetividade; Carta aos Romanos.


Aluno: Iago Bruno Amaral Costa
Título do Trabalho:
O Mundo Coberto De Penas: Literatura e Política em Vidas Secas
Orientador:
Prof. Luiz Carlos Gonçalves Lopes
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo realizar uma leitura crítica do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos. A partir da leitura de textos críticos já produzidos sobre a obra, pretende-se compreender de que maneira a narrativa se relaciona com questões políticas, além de identificar o papel do narrador como crítico social. O presente trabalho objetiva efetuar a análise do enredo criado pelo autor, a relação dos personagens com o ambiente e identificar pontos que indiquem a situação de opressão e desigualdade a qual os personagens estão submetidos, manifestando também a opinião do narrador. Faz-se importante entender a ausência de linguagem e poder de reação nos personagens, que em alguns momentos não têm consciência de sua opressão ou não conseguem lutar contra ela, apesar de se indignarem com a dificuldade imposta pelo ambiente e pela sociedade. A revisão bibliográfica da vida do autor também será realizada de maneira a compreender sua trajetória, posicionamentos e possíveis motivações na escrita do romance.
Palavras-chave:
Desigualdade, Graciliano Ramos, Opressão, Vidas Secas.


Aluno: Igor Silva Oliveira
Título do Trabalho:
Uma Vida Grotesca: Análise do Elemento Grotesco na Literatura a a sua Aplicação na Construção de um Projeto Editorial
Orientador:
Prof. José de Souza Muniz Júnior
Resumo:
O presente trabalho visa analisar a origem e a história do elemento artístico grotesco para o desenvolvimento de um projeto editorial. Para tal, tem-se a criação do termo grotesco como substantivo, a sua etimologia, assim como os seus usos como adjetivo, para que seja possível depreender as raízes e as dúvidas acerca da sua atuação no âmbito da ornamentação e da literatura, além da linguagem. Posteriormente, tem-se os principais conceitos teóricos do elemento e a apresentação do grotesco moderno como base da construção do projeto editorial. Por fim, por meio da teoria do grotesco moderno, da criação de poesias grotescas autorais e das técnicas editorias de confecção de um livro, apresentam-se as escolhas editoriais e artísticas que compõem a obra Uma vida grotesca de Igor Silva Oliveira, além das nuances acerca da autopublicação e edição independente que se refletiram na obra, bem como a exposição do papel do editor e das faces sociais, culturais e mercadológicas que um projeto editorial engloba.
Palavras-chave:
Grotesco, Grotesco Moderno, Auto-Publicação, Projeto Editorial, Edição Independente, Papel do Editor.


Aluno: Isabella Caroline da Silva Teixeira
Título do Trabalho:
Representatividade Negra em Livros Didáticos de Língua Portugues: Análise Discursiva de Imagens
Orientadora:
Prof. Mariana Jafet Cestari
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi observar a presença ou ausência de pessoas negras (pretas e pardas) nos livros didáticos da coleção Português, conexões e uso para os anos finais do Ensino Fundamental da editora Saraiva, coleção a qual foi aprovada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2020. Observando como foi feito o uso das imagens de pessoas com peles retintas e também pardos (sendo os mais usados). Foi necessário realizar uma contagem das imagens, categorizando-as em três tópicos que dizem muito sobre as questões levantadas, as quais foi possível perceber atitudes que reforçam estereótipos e contribuem para o embranquecimento e apagamento de corpos negros. Para tanto, o enfoque da pesquisa foram as imagens e suas articulações ideológicas.
Palavras-chave:
Livro Didático, Imagens, Negros, Discurso, Pretos e Pardos.


Aluno: Johnata Marlon Pinheiro Da Silva
Título do Trabalho:
Música, Sentimento e Identificação: Um Estudo da Recepção da Música Lose You To Love Me de Selena Gomez através da Avaliatividade
Orientador:
Prof. Renato Caixeta da Silva 
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar diversos comentários, sobre uma música feitos na plataforma de áudio e vídeo Youtube. Como referência, usa-se o sistema de avaliatividade da Linguística-Sistêmico funcional, que prevê a maneira como expressamos atitudes de afeto, julgamento e apreciação. Foram analisados 30 comentários no vídeo oficial da música Lose You To Love Me (2019), da cantora Selena Gomez, os comentários foram retirados da semana do dia 12/02 a 18/02 que é a semana dos namorados norte-americanos. Procurou-se observar a recorrência de expressões das atitudes, levando à análise da interpretação. A análise mostra predomínio de apreciação relativas ao valor e reações relacionados à música em questão.
Palavras-chave:
Avaliatividade, Linguística-Sistêmico, Expressões.


Aluno: Joyce Da Silva Moreira De Castro
Título do Trabalho:
Estudo de Vermelho Amargo: Prosa Poética, Memória e Projeto Gráfico
Orientadora:
Prof. Joelma Rezende Xavier
Resumo:
Este trabalho propõe um estudo bibliográfico-analítico para a obra Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós. Nele, se desenvolveu um enfoque sobre prosa poética, memória e projeto gráfico. Dentre os teóricos estudados, incluem-se Araújo (2006), Teixeira (2016), Paixão (2013), Ricoeur (2007), Rancière (2009), Didi-Huberman (2021) e Araújo (2008). Na discussão, foram considerados fatores como a prosa poética como forma narrativa que transita entre prosa e poesia; a memória como fio condutor para a construção da narrativa e também como catarse, e o projeto gráfico comparado entre as duas edições existentes, a de 2011 da Cosac Naify e a de 2017, da Global, assinalando diferenças entre ambas. Nos resultados, pudemos verificar características da prosa poética em Vermelho Amargo, tais como lirismo e uso de figuras de linguagem; os principais elementos formadores da memória, com os quais se desenvolve a narrativa e para os quais se busca a expurgação de emoções, que se manifesta por meio da escrita e considerações sobre elementos do projeto gráfico e prováveis relações com a narrativa de Bartolomeu Campos de Queirós.
Palavras-chave:
Literatura; Bartolomeu Campos de Queirós; Narrativa; Memória; Projeto Gráfico


Aluno: Karine Kelly Cerqueira Fontes
Título do Trabalho: Polifonia e experiência literária a partir da leitura de Extraordinário, de R. J. Palacio
Orientador: Prof. Joelma Rezende Xavier


Aluno: Lívia Gomes Clavilho Galvão
Título Do Trabalho:
Uma Análise Sociossemiótica e Visual dos Anúncios do Leite Condensado Moça no Brasil entre 1920 e 1950
Orientador:
Prof. Renato Caixeta
Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso busca realizar uma análise sociossemiótica multimodal, com base na Gramática do Design Visual, de três peças publicitárias do leite condensado Moça, pertencente à marca Nestlé, abrangendo o período de 1920 a 1950. O objetivo é compreender e auxiliar na conscientização dos consumidores e leitores sobre a manipulação dos recursos gráficos, que buscam persuadi-los a adquirir e repetir a compra do produto. A crítica estende-se aos apelos nutricionais, de identificação e de posicionamento social, destacando como a indústria alimentícia utiliza tanto linguagem verbal quanto não verbal nas campanhas publicitárias para convencer o consumidor da compra. O estudo detalhado das peças publicitárias busca visualizar as estratégias empregadas para influenciar as escolhas do consumidor, revelando a interação entre elementos visuais e verbais em prol da venda. Este estudo visa não só analisar historicamente as práticas publicitárias, mas também alertar para as estratégias persuasivas que moldam a percepção do consumidor em relação ao produto.
Palavras-chave:
Teoria Sociossemiótica da Linguagem; Gramática do Design Visual; Anúncios.


Aluno: Lucas Vaz de Melo Quintas
Título do Trabalho:
Os desafios da radiodifusão sobre o constante avanço digital: um levantamento de experiências pessoais sobre o rádio, sua história e suas transformações na era digital
Orientador:
Prof. Guilherme Lentz da Silveira Monteiro
Resumo:
Este trabalho tem como foco o estudo da radiodifusão e suas dificuldades presentes em meio ao constante avanço do mundo digital, com base nas percepções do autor. Este estudo visa a analisar os desafios enfrentados pela radiodifusão e pelos processos editoriais em meio ao avanço digital, destacando a necessidade de manter a credibilidade e a precisão das informações transmitidas em tempo real. O objetivo é compreender as mudanças na relação entre rádio e ouvintes e sua influência na credibilidade, assim como as dificuldades enfrentadas pelos meios jornalísticos diante do desenvolvimento digital.
Palavras-chave:
Radiodifusão, Credibilidade, Rádio, Digital


Aluno: Mariana Bittencourt Gomes
Título do Trabalho:
Entre Plágio e Formas de Expressão: Um Estudo sobre as Obras a Sucessora e Rebecca
Orientadora:
Prof. Fernanda Cristina Santana Dusse
Resumo:
Este trabalho tem como tema principal o estudo acerca da palavra plágio e sua aplicação em campo literário. Será realizada aqui a análise dos aspectos legais e éticos do plágio, ou contrafação, para assim abordar a importância da discussão desse tema em âmbito literário. É utilizada como exemplo a polêmica em torno dos livros A Sucessora, de Carolina Nabuco, e Rebecca, de Daphne du Maurier, investigando se as semelhanças entre ambos podem ser categorizadas como plágio ou como parte de um processo criativo mais amplo. É uma finalidade deste estudo discutir, principalmente, as diferenças estilísticas e narrativas de cada obra, demonstrando o que torna cada uma única. O trabalho tem como função contribuir para as discussões sobre autoria, originalidade e formas de expressão na literatura.
Palavras-chave:
Plágio, Literatura, Autoria, Contrafação, Formas de Expressão, Processo Criativo.


Aluno: Marina Pinheiro Azevedo Lages de Araújo
Título do Trabalho:
Identidade e Escrita da Memória em Eu Sou Malala (2013)
Orientador:
Prof. Luiz Henrique Silva de Oliveira
Resumo:
O presente trabalho analisa o conceito de identidade na modernidade tardia e como diferentes identidades existem e afetam um mesmo sujeito num contexto de intensificação do processo de globalização. Utilizando a obra Identidade cultural na pós-modernidade (2006), de Stuart Hall, aplica o conceito e analisa as representações de Malala Yousafzai, ativista pelo direito das mulheres à educação, na autobiografia Eu sou Malala (2013) e na mídia ocidental. Verifica-se, em seguida, a possibilidade (ou impossibilidade) de uma escrita biográfica baseada na verdade, considerando a impossibilidade da escrita da memória sem que essa seja atravessada pela subjetividade do autor e, no caso da biografia estudada, de sua coautora. O objetivo é verificar como o discurso dominante afeta a narrativa da mulher subalterna, provocando seu duplo apagamento. Resultado de séculos de imperialismo, o discurso pós-colonial empurra o sujeito subalterno a um espaço criado pelo discurso dominante com o objetivo de manter o Ocidente como Sujeito da narrativa; o trabalho analisa o real local de fala de Malala Yousafzai como ativista oriental numa obra criada para o público ocidental.
Palavras-chave:
Identidade; Subalternidade; Identidade Pós-Moderna; Escrita da Memória; Orientalismo.


Aluno: Mylla Gabrielle Dias Ferreira
Título do Trabalho:
Estratégias Persuasivas para Promover o Engajamento em Publicações no Instagram: Análise do Discurso de Influenciadoras Digitais de Moda e Beleza
Orientador:
Prof. Antônio Augusto Braico
Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo a análise do uso de estratégias persuasivas para gerar engajamento nas redes sociais digitais. Na atualidade, as redes sociais digitais ocupam um importante espaço na interação social, tornando-se também um dos principais meios de informação, conexão entre pessoas e compra de produtos ou serviços. Ao analisar, na Internet, as publicações de influenciadores que atuam no seguimento da beleza, levantamos questionamentos acerca das estratégias discursivas utilizadas por elas, da imagem construída nas redes sociais e dos potenciais efeitos provocados em seguidores. A fim de se obter essas respostas, realizamos a análise dos perfis e algumas postagens no Instagram das influenciadoras Bianca Andrade e Virginia Fonseca. Para dar conta da dimensão desta pesquisa, traçamos a contextualização sobre a era da informação (CASTELLS, 1999); as redes sociais digitais e a comunicação mediada pelo computador (RECUERO, 2009; 2012); as figuras dos influenciadores digitais (SILVA; TESSAROLO, 2016); e sobre as estratégias persuasivas (CIALDINI, 2012). Como fundamentação teórico-metodológica, utilizamos a teoria Semiolinguística da Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau (2005; 2012), desenvolvendo os conceitos de discurso, atos de linguagem, contrato comunicativo, visadas (visées) discursivas, modos de organização e as retóricas ethos, páthos e logos para auxiliar nossa investigação. A partir da análise, evidenciamos as tendências do uso de estratégias discursivas e do estilo de escrita de cada influenciadora, bem como as visadas (visées) discursivas particulares de cada postagem. Entendemos que o modo como cada influenciadora aborda a temática da beleza deve-se a fatores externos relacionados à contextualização histórico-social e identitária, além de suas atuações nas áreas da comunicação, marketing e vendas. Por fim, pudemos observar que, além de possuírem visadas (visées) parecidas, as postagens das influenciadoras têm como finalidade geral a manutenção da autoridade e a mobilização de internautas, de modo a gerar interação, engajamento, vendas, entre outros – ainda que utilizando estratégias diferentes. Dessa forma, as influenciadoras parecem atuar em consonância com o Mercado de Influência, exercendo a persuasão para engajar seus seguidores em benefício próprio.
Palavras-chave:
Influenciadores Digitais; Marketing de Influência; Instagram; Análise do Discurso; Semiolinguística


Aluno: Priscila Couto Ilha
Título do Trabalho: Financiamento coletivo no mercado editorial: análise das campanhas no catarse em Minas Gerais
Orientador:Prof. José de Souza Muniz Jr.


Aluno: Rayana Andrade Mendes Dutra
Título do Trabalho: Estudo comparativo das alterações no roteiro de interação face a face do CELPE-BRAS: edições de 2019
Orientador: Prof. Natália Moreira Tosatti


Aluno: Roza Iêssa Machado De Oliveira
Título Do Trabalho:
Turismo Literário: Uma Análise da Autenticidade no Lugar Literário
Orientador:
Prof. Guilherme Lentz da Silveira Monteiro
Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso traz um estudo sobre a autenticidade no turismo literário. Trata-se do turismo que acontece em lugares cuja atração principal tem associação com a literatura. A partir de uma pesquisa teórica, pautada principalmente em uma análise documental em artigos, livros e sites de viagem, o estudo teve como objetivo entender a relação que o turismo literário tem com autenticidade. Para tanto, delimitou-se quatro tipos de focos de turismo literário de acordo com a dissertação de Trentini (2021), sendo eles o foco no autor, foco na obra, foco no cenário e foco no personagem, e assim foram selecionados quatro lugares literários consagrados para serem estudados. Para a análise dos lugares selecionados, foi usada uma bibliografia composta por: Benjamin (1978), que constrói a ideia de autenticidade como valor único que se perde na reprodução; Baleiro et al. (2017), que trazem conceitos de turismo literário e lugar literário; e Cecília Meireles (1998 e 1999), que discute os conceitos de turista e viajante. Os resultados obtidos revelaram que a autenticidade dos destinos não é essencial ao turismo literário, ainda que possa existir gradações dela, mas alguns lugares são totalmente artificiais. Além disso, foi verificado que o turista é um agente ativo na criação dos lugares literários, pois ela começa a partir da peregrinação gerada por uma busca do lugar imaginado ou de vestígios dele no mundo real. Essas descobertas contribuem para se pensar nos impactos do turismo literário no destino, como a valorização do patrimônio, e também a supressão da história local em favor de histórias artificiais que agradem aos turistas e aos investidores do turismo. Este estudo apresenta ainda um breve relato pessoal alinhado com as diretrizes do trabalho. E, por fim, espera-se que com ele se incentive mais pesquisas do gênero para que possa elucidar e contribuir com um tema relevante do contexto atual, que é o embate entre indústria cultural e autenticidade dos lugares.
Palavras-chave:
Literatura; Turismo; Turismo Literário; Lugar Literário; Autenticidade.


Aluno: Sâmara Cipriano De Oliveira Soares
Título Do Trabalho:
Guia de Escrita Acessível
Orientadora:
Prof. Ana Elisa Ribeiro.
Resumo:
É comum que as discussões sobre a acessibilidade foquem apenas nas questões de pessoas com deficiência, mas ela também beneficia outros grupos sociais, afinal, a acessibilidade diz sobre a capacidade de qualquer pessoa, com deficiência ou não, acessar lugares com autonomia e sem bloqueios. O tema ganha novas nuances na web e, nela, deve ser defendido o acesso de todas as pessoas e sua navegação plena. Assim, o objetivo central do trabalho é entender quais são as boas práticas da escrita voltada para a experiência de pessoas leitoras que contribuem para textos acessíveis em plataformas digitais diversas. A partir de um mapeamento dos guias de marcas e veículos de comunicação utilizados no mercado atualmente e na metodologia de design conhecida por diamante duplo (double diamond), propõe-se apresentar um produto de acessibilidade em formato de guia para a escrita em interface que seja usado como material de apoio na criação de textos inclusivos por conteudistas.
Palavras-chave:
Acessibilidade; Redação de Conteúdo; Conteúdo Acessível


Aluno: Sirlei Ribeiro de Oliveira
Título do Trabalho: A PROMESSA DO BEM-ESTAR: análise de anúncios cosméticos-farmacológicos em revistas belorizontinas publicadas entre 1913 e 1922.
Orientador: Prof. James William Goodwin Júnior


Aluno: Tayna Luiza Ferreira de Oliveira Malaquias
Título do Trabalho:
Murilo Mendes Editado: Um Breve Estudo das Coleções Murilo Mendes Editadas pela Cosac Naify e pela Companhia das Letras
Orientadora:
Prof. Elaine Amélia Martins
Resumo:
Este trabalho consiste em um breve estudo dos projetos de reedição da obra do poeta e escritor Murilo Mendes (1901-1975) por duas editoras brasileiras a partir de 2014. Partindo-se de considerações entorno da produção do objeto livro e da formação e/ou manutenção de públicos leitores, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a produção de Murilo Mendes e, em seguida, empreendeu-se um breve estudo de dois projetos editoriais de reedição da obra muriliana: a Coleção Murilo Mendes, empreendida pela editora Cosac Naify entre 2014 e 2015 (7 títulos), e a coleção editada pela Companhia das Letras desde 2017 (dois títulos). Os paratextos editoriais, caros a Gérard Genette, foram operadores importantes nesse percurso.
Palavras-chave:
Murilo Mendes; Reedição; Projeto Editorial; Cosac Naify; Companhia das Letras.


Aluno: Vinicius Amaral Fernandes
Título Do Trabalho:
Estudo Variacionista e a Revisão De Textos: Análise do Uso dos Pronomes Demonstrativos em Contos e em Artigos Científicos
Orientadora:
Prof. Érica Costa da Silva.
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar o uso dos pronomes demonstrativos este(a)(s), isto, esse(a)(s) e isso nos gêneros textuais artigo científico e conto. Para isso, esta pesquisa tem como referencial teórico-metodológico a Sociolinguística Variacionista, em que se analisam os aspectos extralinguísticos (escolaridade, faixa etária e grau de formalidade dos textos) e o linguístico (a função fórica do pronome). Após as análises, é feita uma reflexão sobre como deve interferir o revisor de textos quando esses pronomes aparecem nos gêneros textuais em que ele trabalha, uma vez que muitas gramáticas normativas — material muito usado por esses profissionais — não são consensuais nem muito rigorosas quanto à diferenciação do uso de tais pronomes. Para a realização deste trabalho, foram utilizados, como corpora, 10 textos (3 artigos científicos da área de Literatura e 7 contos literários) disponíveis gratuitamente na internet e escritos por falantes que têm o português brasileiro como língua materna. Para haver simetria nos corpora, foi usada a lauda de 2100 caracteres com espaço; assim, houve 42,57 laudas de contos e 43,00 de artigos científicos. Posteriormente, os corpora foram colocados no RStudio para a leitura dos dados e para quantificar a ocorrência dos pronomes. Os resultados mostraram que o grau de formalidade do texto interfere na ocorrência de determinado pronome, uma vez que os pronomes este(a)(s) apareceram com mais frequência nos artigos científicos do que nos contos; por outro lado, no geral, houve mais ocorrências de esse(a)(s)/isso nos dois gêneros textuais do que dos pares este(a)(s)/isto. Em relação à função fórica, percebeu-se que ela não interfere na ocorrência, uma vez que não houve ocorrências do uso na função catafórica e, na função anafórica, houve ocorrência dos dois pronomes indistintamente, o que corrobora outras pesquisas e estudos acerca do tema, como a de Neves (2011). Assim, chegou-se à conclusão de que o revisor de textos, em suas intervenções quanto ao uso dos pronomes demonstrativos, deve levar em consideração o gênero textual, o estilo do autor e, nos casos em que a norma-padrão é exigida, deve adotar uma gramática para guiá-lo ou verificar se seu cliente tem um manual de norma, padronização e estilo; além disso, ele precisa acessar estudos mais recentes acerca da língua em uso para poder fazer intervenções mais adequadas nos textos.
Palavras-chave:
Pronomes Demonstrativos; Sociolinguística Variacionista; Revisor de Textos.


Aluno: Walkiria dos Santos Capel Santana
Título do Trabalho: A múltipla linguagem sobre o universo feminino nos contos “Amor”, ” O triunfo”, “A menor mulher do mundo” e “Viagem a Petrópolis” de Clarice Lispector.
Orientador: Prof. Luiz Carlos Gonçalves Lopes



Aluno: Yasmine Paula Evaristo
Título do Trabalho: Samba: Movimentos Plástico-Poéticos na Elaboração de um Livro.
Orientador: Prof. Wagner José Moreira
Resumo: O trabalho descreve o processo criativo de um livro de artista transmidiático. Partindo-se da hipótese de que a cultura digital facilita o acesso às plataformas de edição e, consequentemente, permite que o ato de criar seja possível a qualquer pessoa com um celular à mão, pretendeu-se observar como a prática editorial lida com a cultura de apropriação e desenvolver um livro a partir disso. Deu-se ênfase aos pormenores da rotina criativa pertencentes à elaboração de um livro e à exploração de softwares e aplicativos de código aberto e/ou gratuito ou semi-gratuito. Como resultado, obteve-se uma peça editorial de face múltipla que faz confluir o universo digital com o universo impresso, bem como as linguagens visual, sonora e verbal.
Palavras-chave: Livro de Artista; Processo Criativo; Processos Editoriais; Transmídia; Cultura de Apropriação


Aluno: Yolanda Sara Falinácia Zeferino
Título do Trabalho:
Mocinhas e Vingativas: Uma Análise das Protagonistas da Telenovela Quatro por Quatro
Orientadora:
Prof. Mirian Sousa Alves
Resumo:
Este trabalho tem como tema central o estudo acerca da telenovela brasileira e a construção de personagens. Será realizada nesta pesquisa a análise dos arquétipos da Jornada do Herói presentes nas protagonistas da telenovela Quatro Por Quatro, de Carlos Lombardi. É um objetivo deste estudo compreender de que forma tais personagens rompem com as características do melodrama clássico, estrutura que é a base da teledramaturgia nacional. O trabalho tem como função contribuir para as discussões sobre protagonistas femininas e representação feminina nas telenovelas.
Palavras-chave:
Telenovela Brasileira, Protagonistas Femininas, Representação Feminina, Arquétipos, Jornada do Herói.