MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Letras
CEFET-MG

Chamada para capítulo de livro.

Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
Última modificação: Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Esta é uma chamada para elaboração de capítulos de livro. Convidamos autores interessados na temática de narrativas em jogos digitais para submeter suas propostas. O livro procura explorar essa temática de forma isolada ou interseccionada, fornecendo uma visão abrangente e multidisciplinar sobre como os jogos podem – ou não podem – servir como uma forma narrativa a partir de suas limitações midiáticas. Esse livro também constituirá uma reflexão sobre as circunstâncias atuais do campo de pesquisa (game studies) e se configurará como uma forma de dar visibilidade a trabalhos de pesquisadores da área no Brasil.

Pensar jogos digitais como objetos culturais requer um esforço teórico e crítico contundente uma vez que ainda existe uma considerável dificuldade por parte tanto da comunidade acadêmica quanto dos próprios jogadores em atribuir valor artístico aos produtos dessa mídia. Nesse contexto, esse livro é um exemplo de esforço nessa direção ao promover uma ação colaborativa para enfrentar problemas, explorar perspectivas e iluminar possibilidades que os jogos digitais podem apresentar na medida em que almejam ser objetos culturais que fazem aparecer narrativas ficcionais.

Aceitamos capítulos que abordem desde definições conceituais, passando por abordagens mais analíticas até exercícios de interpretação crítica. Os capítulos podem explorar abordagens crítico-teóricas em voga para discutir problemas ou nuanças da mídia, abordar criticamente um jogo (ou jogos) específico(s), ou até mesmo trazer perspectivas de experiências ludo-narrativas individuais ou em grupo.

Dentre os temas em mente, temos: problemas e conflitos estruturais; aspectos elementares na definição e diferenciação da mídia; relação dos jogos com outras mídias; adaptações intermidiáticas; narrativas emergentes; representatividade identitária e cultural; psicologia narratológica; relações entre interatividade, simulação e imersão; semiótica não-verbal; filosofias de design; narrativas multicursais; dentre outros que possivelmente sejam objeto de estudo de pesquisadores.

Publicado por:
LED – Editora-Laboratório do Curso de Letras do Cefet-MG

Organizadores:
Tiago Cabral Vieira – Letras e Posling/Cefet-MG
Wagner Moreira – Letras e Posling/Cefet-MG

Diretrizes gerais para autores:
✓ Idioma: português ou inglês.
✓ Autores: máximo de três autores por capítulo.
✓ O capítulo deve ser em formato de ensaio.
✓ Público-alvo: professores, pesquisadores, estudantes e jogadores em geral.
✓ Os autores interessados deverão enviar o texto do capítulo para apreciação dos organizadores no endereço: tiagocabralvieira@gmail.com ou wagnermorcefetmg@gmail.com; com título de e-mail NARRATIVAS EM JOGOS DIGITAIS – PROBLEMAS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES

Diretrizes para envio do resumo da proposta:

1. Os arquivos deverão seguir o seguinte padrão:
> Formato: arquivo Word.
> Extensão: de 4500 a 20000 palavras (papel A4; margens de 2,5 cm em todos os lados; fonte Times New Roman corpo 12; espaçamento entrelinhas 1,5; parágrafos com adentramento de 1,25 cm, sem espaço antes ou depois; citações acima de três linhas: recuo esquerdo de 4 cm, espaço simples, fonte Times New Roman corpo 10; sistema de referenciação modelo autor/data; referências normalizadas conforme ABNT).
> Imagens: caso o ensaio tenha imagens, estas devem ter resolução mínima de 300 dpi e estar em formato JPG, PNG ou TIFF. Devem ser inseridas no corpo do texto. Caso o ensaio seja aprovado, é responsabilidade do(s) autor(es) providenciar as autorizações de uso.
> Serão aceitos ensaios em português e inglês.
> Minibiografia do(s) autor(es) com suas principais informações e o vínculo institucional.

2. Os ensaios serão avaliados com base nos seguintes critérios: pertinência do tema proposto em relação ao objetivo do livro; clareza na apresentação das ideias e coerência na estrutura do capítulo; qualidade e atualização das referências; propostas que apresentem pesquisas inéditas, estudos de caso inovadores ou novas abordagens teóricas serão especialmente valorizadas.

3. Para que o livro seja publicado, será considerado um mínimo de 08 e um máximo de 25 capítulos, aí incluído um capítulo dos organizadores.

4. Os ensaios submetidos serão avaliados pelos organizadores do livro e pelo Conselho Editorial da área.

5. A publicação será em formato digital e será disponibilizada gratuitamente no site da LED – editora-laboratório do Curso de Letras do Cefet-MG.

6. O prazo de envio de originais será até o dia 20 de maio de 2025.

Informações adicionais:
Enviar em arquivo separado do texto, mini currículo contendo informações sobre cada autor (nome, titulação, e-mail, instituição, breve currículo) com no máximo cinco linhas.
Os trabalhos editoriais como diagramação e revisão serão realizados pela LED.
Em casos de dúvidas, envie e-mail para tiagocabralvieira@gmail.com
Agradecemos seu interesse em contribuir para este projeto e estamos ansiosos para receber sua proposta.
Comissão organizadora.