2022
Última modificação: Quarta-feira, 3 de julho de 2024
Aluno: Aldria de Melo Mendes Del Nero
Título do Trabalho: O humor e a ironia como estratégia discursiva na fala de Leandro Karnal
Orientador: Prof. Cláudio Humberto Lessa
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Alícia Teodoro da Silva
Título do Trabalho: Análise da Linguagem Verbo-Visual e a Presença do Corpo em Et Eu Tu, de Marcia Xavier e Arnaldo Antunes
Orientador: Prof. Wagner Moreira
Resumo: Este trabalho apresentará um estudo sobre a relação dialógica entre a fotografia e a poesia presente na obra ET Eu Tu, de Marcia Xavier e Arnaldo Antunes, publicada em 2003 pela editora Cosac & Naify. Aqui, essas duas manifestações artísticas em conjunto são entendidas como uma linguagem verbo-visual. Antes, para tentar compreender e identificar as vozes poéticas dos autores presentes no livro, foi feito uma breve contextualização artística de ambos, na qual é possível identificar a força poética que eles possuem, conforme é percebido na obra aqui analisada. Assim, a partir de um recorte, investigou-se, respectivamente, a linguagem verbo-visual que compõe a primeira série poética selecionada e a presença do corpo na segunda série. Desta forma, após as análises, compreende-se que essa obra é um objeto plástico-poético devido ao seu caráter singular, e é um espaço de fruição, que, para ser entendido como tal, é necessária interação por parte do leitor por meio do manuseio do livro.
Palavras-chave: ET Eu Tu, Marcia Xavier e Arnaldo Antunes, Linguagem Verbo-Visual, Corpo.
Aluno: Amanda Coelho Lima
Título do Trabalho: As emoções no Discurso: Caminhos para uma Comunicação Persuasiva na Web
Orientadora: Prof. Olga Valeska Soares Coelho
Resumo: Esta monografia propõe uma análise exploratória do discurso midiático da Coca-Cola em suas propagandas na Web. Inicialmente, o trabalho possui uma introdução ao assunto, conceituando de forma geral como será trabalhado o tema. O capítulo introdutório apresenta ideias e argumentações que fundamentam a emoção no discurso da Web e os efeitos patêmicos presentes, relacionando-as com a história da comunicação persuasiva e estratégias de marketing. O segundo capítulo apresenta o processo construtivo do discurso emotivo e persuasivo na Web e as técnicas e recursos presentes no processo de marketing na web, apontando a história, as características e recursos fundamentais para a construção do discurso com elementos multimodais. O terceiro capítulo, com caráter analítico e conceitual, tem como objetivo observar os aspectos com base na argumentação dos primeiros capítulos. E o quarto capítulo, de maneira mais aprofundada, analisa as propagandas da marca Coca-Cola e o funcionamento discursivo do seu Marketing, apresentando as cores, tipografia, o Copy da marca, jingles e o apelo social do discurso da felicidade da Coca-Cola.
Palavras-chave: Coca-Cola; Web; Marketing; Emoção; Persuasão.
Aluno: Amanda Gribel Martins
Título do Trabalho: Sobre o feminino: espaços e papéis das personagens femininas na obra A vida invisível de Eurídice Gusmão
Orientador:Prof. Lisa Carvalho Vasconcellos
Resumo:Este estudo está relacionado ao Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Letras — Tecnologias de Edição, do ano de 2022, que trata da representação dos femininos na obra ficcional. O objeto de análise é a obra A vida invisível de Eurídice Gusmão da autora Martha Batalha. O objetivo principal do projeto foi o de analisar a construção da identidade e os papéis sociais ocupados pelas personagens femininas no livro. Para alcançar o objetivo foram consultados autoras e autores como bell hooks, Virginia Woolf, Regina Dalcastagnè, Pierre Bourdieu, Simone de Beauvoir entre outras e outros estudiosos para entender as relações de gênero e apontar como os personagens se apresentam a partir das representações de mãe, mulher, família e trabalho. Ademais, nos esforçamos para entender os estigmas sociais e os papéis da mulher no contexto histórico em que se encontram as personagens. Espera-se com esta pesquisa evidenciar, por meio da literatura, o caminho possível que as personagens de A vida invisível de Eurídice Gusmão construíram suas biografias, apesar de todos os obstáculos impostos por uma sociedade patriarcal, e expor as razões pelas quais muitas mulheres acham tal ideologia convincente e aceitável. Para problematizar as ferramentas de invisibilidade feminina buscamos questionar as condições sociais em que as mulheres estão inseridas, corroborando a ideia que o meio social impacta nas oportunidades para a vivência feminina plena, questionando os discursos que naturalizam o lugar de submissão das aspirações femininas. Por fim, desejamos iluminar a reflexão embasados em Simone de Beauvoir “Que destino podem esperar nossas irmãs mais jovens e em que sentido convém orientá-las?”.
Palavras-chave:Literatura. Mulheres. Personagens. Representação.
Aluno: Ana Clara Félix Fernandes
Título do Trabalho: Tempos de trabalho em Chico Buarque
Orientador: Prof. Roniere Silva Menezes
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Ana Cláudia Muniz Soares Valério
Título do Trabalho: Era Uma Vez em Livro Intermidiático: Literatura, Fotografia e Gastronomia
Orientadora: Mirian Sousa Alves
Resumo: Esta pesquisa propõe uma investigação sobre o uso de estratégias intermidiáticas na produção de um livro de receitas. A partir da leitura e análise do livro Era uma vez na cozinha – Receitas inspiradas nos contos de fadas, busca-se perceber os efeitos produzidos pela presença de várias mídias em uma mesma obra, considerando, sobretudo, as relações de intermidialidade que aí se estabelecem. De gênero definido – livro de receitas, o livro de Stevan Paul (2017) transita entre a literatura, a fotografia e a culinária. Marcado por um tom lúdico e interativo, o livro se caracteriza, ainda, pelo seu projeto gráfico bem elaborado e luxuoso.
Palavras-chave: Intermidialidade; Contos de fadas; Fotografia; Livro de Receitas
Aluno: Andréia De Fátima Lomas Reis
Título do Trabalho: Edição e literatura: a estética do jornalismo em transformação na Revista Piauí
Orientador: Prof. Rogério Barbosa da Silva
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Anna Luiza Vieira De Menezes
Título do Trabalho: A Lenda “Curupira” no Programa Conta pra Mim: Uma Edição às Avessas
Orientadora: Prof. Marta Passos Pinheiro
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar como a lenda do Curupira é recontada na versão digital do Programa Conta pra Mim, do governo federal. Para essa análise, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, com viés crítico analítico, uma vez que partimos das versões da lenda recolhidas por Câmara Cascudo nos livros Dicionário do Folclore Brasileiro e Geografia dos Mitos Brasileiros. Como fundamentação teórica foram utilizados os estudos de Lima, Sousa e Cascudo. Na análise da versão digital disponibilizada no site do Programa Conta pra Mim, foram analisados também os paratextos da obra e as ilustrações que acompanham o texto escrito. Os resultados apontam para uma simplificação da lenda Curupira, que é revestida de um forte caráter moralista. As ilustrações ocupam toda a extensão das páginas e trazem o mesmo conteúdo presente no texto escrito. Essa redundância narrativa pode evidenciar os dois tipos de leitores previsto pelo Programa Conta pra Mim: a criança, como leitora das imagens, e o adulto (os pais) como leitores do texto escrito.
Palavras-chave: Programa Conta Pra Mim; Curupira; Literatura Infantil; Folclore Brasileiro
Aluno: Anna Syrleia Domingos Dos Santos
Título do Trabalho: Representações imagéticas em capas de diferentes edições do livro Emília no país da gramática, de Monteiro Lobato
Orientador: Prof. José de Souza Muniz Júnior
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Danielle Ferreira Gomes Porto
Título do Trabalho: Capacitismo e representação de pessoas com deficiência na mídia: uma análise semiótica de Como treinar o seu dragão
Orientador: Prof. Antônio Augusto Braico Andrade
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Diogo Frank Souza Moreira
Título do Trabalho: Marketing moderno e Alexa: assistentes virtuais pessoais na era do marketing de valor
Orientador: Prof. Marcos Racilan Andrade
Resumo: A partir de uma discussão dos temas marketing digital, inteligências artificiais e assistentes virtuais pessoais, este trabalho retoma as contribuições teóricas da área, como Philip Kotler, a fim de entender o dispositivo Alexa segundo as proposições do marketing moderno. A partir de um estudo com usuários da tecnologia, são apontados os atributos da Alexa que indicam uma boa experiência do usuário, além de pontos-chave de aprimoramento para a eficiência da AV com base em percepções da área de comunicação e marketing. Discute-se como a interlocução se faz necessária para a consolidação da tecnologia.
Palavras-chave: Assistentes Virtuais Pessoais; Alexa; Marketing Digital; Experiência do usuário.
Aluno: Eric Fellipe Pereira Lima
Título do Trabalho: Análise discursiva da manualização da linguagem neutra e das polêmicas em torno de seu uso
Orientador: Prof. Mariana Jafet Cestari
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Fernanda Oliveira e Martins
Título do Trabalho: Desafios do livro digital infantil e um experimento editorial
Orientador: Prof. Rogério Barbosa da Silva
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Gabriela Batista Santos de Andrade
Título do Trabalho: Entre descobrir-se e tornar-se: processos discursivos na afirmação da negritude brasileira
Orientador: Prof. Mariana Jafet Cestari
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Gabriela Bianca Morais Ribeiro
Título do Trabalho: A Mise En Abyme como Estratégia de Criação de Verossimilhança na Obra de J.R.R. Tolkien: O Caso do Livro Vermelho do Marco Ocidental
Orientador: Prof. Guilherme Lentz da Silveira Monteiro
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar a construção de verossimilhança através da ferramenta narrativa mise en abyme nas obras que compõem o Livro Vermelho do Marco Ocidental, de J.R.R. Tolkien. O Livro Vermelho do Marco Ocidental, segundo Tolkien, é um livro que compõe algumas das histórias mais importantes da Terra Média, publicados com os nomes O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. Segundo o autor, o livro foi escrito pelos próprios personagens das histórias e traduzido por ele. Com isso, o Livro Vermelho se torna um autotexto das próprias obras. A “obra dentro da obra” é a base da teoria da mise en abyme segundo os estudos teóricos de Dällenbach, o maior pesquisador da mise en abyme. O corpus da pesquisa, então, foi destrinchado por meio de uma metodologia investigativa e comparativa. Foi feita uma comparação com as teorias e trechos das obras de Tolkien, suas relações foram analisadas e comparadas com as falas do próprio autor em entrevistas e cartas trocadas em vida. A construção de verossimilhança como foco do uso da narrativa em abismo revela Tolkien como um autor que eleva o nível de verosimilhança de uma fantasia e cria uma ponte do mundo fantástico com o mundo real do leitor. J.R.R. Tolkien, considerado o maior escritor de fantasia do século XX. Isso comprova ainda mais a literatura de qualidade perante uma criação tão detalhada e bem alinhada, que é influência para grandes escritores reconhecidos.
Palavras-chave: Tolkien, Mise En Abyme, Livro Vermelho do Marco Ocidental, Verossimilhança
Aluno: Gabriela Luiza Soares Miranda
Título do Trabalho: Manifestações do sagrado na poesia de Cecília Meireles, Sophia de Mello Breyner Andresen e Adélia Prado
Orientador: Prof. Roniere Silva Menezes
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Gláucio Zani Alves
Título do Trabalho: Antologia, taxonomia e fortuna crítica: a bagagem poética de Adélia Prado
Orientador: Prof. Fernanda Dusse
Resumo: Esta monografia objetiva organizar e apresentar, de maneira taxonômica, uma lista de trabalhos que tratam sobre a obra da escritora mineira Adélia Prado entre o ano de publicação do seu livro de estreia, Bagagem (1976) até o ano de elaboração desta pesquisa (2021). A partir disso, propor uma reflexão crítica sobre a participação da autora em antologias publicadas no Brasil – alçadas na lista citada acima – e elucidar como se dá a recepção crítica da autora em antologias, bem como esclarecer os pressupostos teóricos que sustentam essa reflexão.
Palavras-chave: Adélia Prado. Fortuna Crítica. Antologia. Taxonomia. Poética
Aluno: Grazielle Bambirra Costa
Título do Trabalho: Era uma vez três Brancas de Neve: uma análise comparativa entre as versões dos irmãos Grimm, do longa-metragem da Disney e do Programa Federal “Conta pra Mim”
Orientador: Prof. Marta Passos Pinheiro
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Hélio Möise Rodrigues Viana
Título do Trabalho: Imagética da morte de um autor defunto ou um defunto autor: análise semiótica de capas de edições em língua inglesa de Memórias póstumas de Brás Cubas
Orientador: Prof. Renato Caixeta da Silva
Resumo: Este trabalho dedica-se a analisar as capas das edições do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas em língua inglesa publicadas por editoras desde o ano 2020, a fim de verificar se há elementos imagéticos semelhantes ou diferentes que remetem à narrativa e como esses elementos contribuem para a constituição de uma semiosfera do universo literário machadiano. A metodologia escolhida é de análise semiótica baseada na semiótica da cultura, através do trabalho de Yuri Lotman, da escola de Tartu-Moscou e da Gramática do Design Visual de Gunther Kress e Theo Van Leeuwen. Após as análises das capas, serão observadas as diferenças e semelhanças entre todas as capas e como os elementos imagéticos que as constitui constroem sentido. Podemos responder positivamente à pergunta norteadora, uma vez que conseguimos identificar semelhanças na produção de elementos das capas, assim como diversas diferenças que transformam as capas em elementos constituintes de uma semiosfera do universo literário machadiano.
Palavras-chave: Machado de Assis. Semiótica da Cultura. A Gramática do Design Visual. Capas de livros
Aluno: Isabelle Teotônio Campos
Título do Trabalho: O funcionamento das mídias digitais em programa de extensão na atualidade: o estudante como produtor, consumidor e divulgador do conhecimento
Orientador: Prof. Carla Barbosa Moreira
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Ísis De Almeida Ameno
Título do Trabalho: Dialogando com o Espelho: Uma Análise do Discurso de Senhorinha da Motta Diniz sob a Ótica Bakhtiniana
Orientador: Prof. James William Goodwin Júnior
Resumo: O presente trabalho estuda os periódicos da redatora-chefe Francisca Senhorinha da Motta Diniz: O Sexo Feminino, que, após alguns anos, passou a se chamar O Quinze de Novembro do Sexo Feminino. Os periódicos foram redigidos no final do século XIX, primeiramente em Campanha da Princesa da Beira (atual Campanha), em Minas Gerais (1873-1874), e depois passaram a ser publicados no Rio de Janeiro (1875- 1890). A análise tem como pano de fundo o papel da imprensa brasileira no final do século XIX e a participação da redatora no cenário político social à época das publicações de Senhorinha, mais especificamente entre 1870 e 1892. O estudo do discurso da redatora é feito em uma perspectiva dialógica, sob a ótica de Mikhail Bakhtin. Senhorinha Diniz dá ênfase ao tema da educação como instrumento de deslocamento das mulheres da esfera privada para a esfera pública. A reflexão sobre periódicos de autoria feminina, neste meio tradicionalmente masculino, é importante para identificar, nas reivindicações relacionadas ao desejo de emancipação feminina, os reflexos da efervescência social e da consolidação do Estado nacional brasileiro à época da Proclamação da República (1889).
Palavras-chave: Imprensa; Educação; Dialogismo; Ideologia.
Aluno: Jéssica Ingrid de Aguiar
Título do Trabalho: Analisando os Paratextos de Edições das Bíblias. “E rasgaram as suas vestes”: Qual a Roupagem de Bíblias para Mulheres?
Orientador: Prof. James William Goodwin Jr.
Resumo: Esta pesquisa planeja analisar a Bíblia sob uma ótica acadêmica. A Bíblia é um dos livros mais influentes e conhecidos da cultura Ocidental e é frequentemente reeditada em diversas publicações impressas que surgem para o mercado editorial. Ela é frequentemente um objeto de equívocos e de usos conflitantes também, e há pouca descrição e estudo sobre o projeto gráfico de uma Bíblia e como ele é realizado aqui no Brasil. Além disso, o perfil de mulher estabelecido nessas edições das bíblias brasileiras destinadas às mulheres é limitado, mas existem muitas edições de “Bíblias temáticas”. Esse será o nosso objeto de estudo, as Bíblias para mulheres das quais possuem diversos aspectos materiais para agradar o público-alvo. As Bíblias apresentadas nesta monografia são de 2015 e 2019. Esta monografia caracterizará as propostas de leitura direcionadas às Bíblias para mulheres. Ela vai demonstrar ainda o modo que as Bíblias para mulheres são publicadas ao usar da comparação. Assim, estudamos os recursos físicos encontrados nessas Bíblias, como, paratextos, cores, capas, citações de outras mulheres para reafirmar posicionamentos. Foi encontrada nesta pesquisa a descrição qualitativa dos elementos que formam as edições aqui analisadas da Bíblia para mulher. Lembrando que o recorte foi em 2 edições nacionais de códices.
Palavras-chave: Bíblia para mulheres; Caracterizar; Paratextos; Estratégias Editoriais.
Aluno: Joana Gonçalves Coelho Silva
Título do Trabalho: Memória, Música e Violência em Clara dos Anjos (1948), de Lima Barreto, e em desde que o Samba é Samba (2012), de Paulo Lins
Orientadora: Prof. Joelma Rezende Xavier
Resumo: Esta pesquisa visou ao estudo dos romances Clara dos Anjos (1948), de Lima Barreto, e Desde que o samba é samba (2012), de Paulo Lins, ambientados no Rio de Janeiro, nos anos da Primeira República, com o intuito de analisar a forma como alguns elementos da memória sociocultural da cidade carioca reverberam na construção dessas narrativas ficcionais. Dentre os elementos estudados estão: a violência policial e contra a mulher, a realidade precária do subúrbio, a inserção da modinha no cotidiano da época, a história do samba na região do Estácio e outras movimentações da dinâmica econômica cultural. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica, buscando aprofundar em informações sobre o contexto social, cultural e histórico a partir de autores como Bruno Kieffer (1986), José Fernando Saroba Monteiro (2015), Lira Neto (2017), Lilia Moritz Schwarcz (2017), Muniz Sodré (1998), José Ramos Tinhorão (1998), Nei Lopes e Luiz Antônio Simas (2020), Carlos Sandroni (2012), entre outros. Ao analisar a obra e o projeto literário de Paulo Lins, apoiando-nos em Jacques Rancière, constatamos que Lins realiza um processo de ficcionalização do real para que este possa ser pensado sob novas perspectivas e com uma visão crítica. Lima Barreto, por sua vez, tem um projeto literário militante com possibilidade de atuação prática sobre a realidade, uma vez que ele escreveu, denunciando as mazelas de seu próprio tempo. Refletindo sobre a memória sociocultural movimentada nas narrativas, foi possível perceber o quanto as obras são importantes registros sobre o contexto do Rio de Janeiro da Primeira República brasileira, configurando também leituras importantes para compreender as mazelas do tempo presente de um Brasil que, ameaçado pelas heranças do passado, ainda é marcado pela desigualdade social, pelo machismo e pelo racismo.
Palavras-chave: Literatura; Música; Violência; Paulo Lins; Lima Barreto.
Aluno: Julia Ferraz Araújo
Título do Trabalho: Revista da Academia Mineira de Letras (RAML): trajetória, mapeamento e análise (1922-1964)
Orientador: Prof. Luiz Henrique Silva de Oliveira
Resumo: A Academia Mineira de Letras (AML) foi fundada em Juiz de Fora, em 25/12/1909, e transferida para a capital do estado de Minas Gerais, em 1915. Desde então, a AML fomenta significativa produção intelectual e editorial em sua plenitude e variedade. Um dos mecanismos desta promoção, já em Belo Horizonte, é a publicação da centenária Revista da AML (1922-2022), na qual é possível encontrar textos de acadêmicos e intelectuais destacados na cena intelectual de MG. A revista constitui-se como documento/testemunho material dos debates intelectuais, sociais, políticos, editoriais e literários de MG. Esta monografia, portanto, pretende realizar um mapeamento descritivo da Revista da AML, a partir dos seguintes parâmetros: ano de publicação; volume; tema; seção; autor(a); título do texto; gênero textual; e palavra-chave. Além de fazer uma breve investigação da origem das Academias de Letras na Europa e no Brasil. Sendo assim, na coleta de dados, foi constatado que os 22 primeiros números de 80 volumes da revista que, na fase inicial da RAML (1922-1964), há mais publicações de autores do sexo masculino do que feminino e predominância dos gêneros textuais (discurso, poema, homenagem e biografia). Logo, este trabalho propõe um catálogo da RAML. O qual pode auxiliar futuros pesquisadores que desejam compreender as dinâmicas e os debates intelectuais, sociais, políticos, editoriais e literários de Minas Gerais.
Palavras-chave: Academia Mineira de Letras. Revista da AML. Minas Gerais.
Aluno: Julia Stephanie Antônio
Título do Trabalho: A linguagem criada no universo dos jogos digitais: um estudo da comunicação entre usuários brasileiros na comunidade Steam
Orientador: Prof. Marcos Racilan Andrade
Resumo: Este trabalho norteia-se pelo propósito de compreender como é constituído e utilizado o repertório linguístico (gírias, conceitos e termos) dos usuários brasileiros de jogos digitais na Comunidade Steam. Neste escrito, aborda-se recursos que compõem a cibercultura e comunidades virtuais, linguagem digital e estrangeirismos, trabalhado pelas perspectivas teóricas de Lévy (1999-2011), Barton (2015) e Faraco (2001). Entende-se, aqui, que essas competências constituem parte do sucesso na relação entre a comunicação dos usuários e seus interesses em comunidade. Assim, o presente estudo, em seu caráter descritivo e qualitativo, lança atenção sobre as experiências comunicacionais e relações dos usuários com a Comunidade Steam, os estrangeirismos e o processo de desenvolvimento dessa linguagem na cibercultura gamer, o que se dá por meio da análise de suas avaliações pessoais nas páginas dos jogos digitais de suas bibliotecas privadas e nas respostas coletadas através dos questionários previamente aplicados aos usuários da plataforma Steam. Por fim, os participantes da pesquisa confirmaram a influência de comunidades virtuais precursoras sobre jogos digitais e que permitiram a adesão dos termos, gírias e conceitos provenientes da língua inglesa para compor ativamente a linguagem que utilizam dentro da cibercultura dos jogos digitais. Todavia, identificou-se que as trocas feitas pelos usuários brasileiros dentro da Comunidade Steam, utilizando essa linguagem digital, gera aos usuários uma maior identificação entre si e uma conexão interpessoal mais dinâmica e confortável visto que conseguem compreender os objetivos e aspectos principais dessa cibercultura.
Palavras-chave: Linguagem Digital, Gamer, Inteligência Coletiva, Cibercultura, Comunidade Steam.
Aluno: Juliana Laura de Jesus Romanha
Título do Trabalho: Uma análise sobre a construção de sentido em seis cenas das novelas Genesis e José do Egito
Orientador: Prof. Maria Raquel de Andrade Bambirra
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Kênia das Graças Silva
Título do Trabalho: Representações da loucura em Hospício é Deus, de Maura Lopes Cançado
Orientador: Prof. Paula Renata Melo Moreira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações da loucura presentes em Hospício é Deus (2016), de Maura Lopes Cançado, e verificar se a narrativa da autora se configura como uma outra forma de representar esse estado alterado da consciência, a partir do olhar daquele que a vivencia bem de perto – o indivíduo dito louco. Logo, nesse contexto, o diário de Maura se apresenta como um lugar de fala para a mulher entendida como louca que, até então, fora marginalizada socialmente. A fim de atingir o objetivo proposto, serão utilizados referenciais teóricos importantes, entre eles: Moscovici (2015); Candido (1995); Compagnon (2009); Zolin (2010); Silva (2018); Rossini (2016).
Palavras-chave: Representação; loucura; Maura Lopes Cançado; Hospício é Deus.
Aluno: Larissa Endil Pereira Machado
Título do Trabalho: Literatura de massa: uma análise de sua relação com o público leitor
Orientador: Prof. Paula Renata Melo Moreira
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Letícia Oliveira de Carvalho
Título do Trabalho: O diálogo entre linguagem verbal e visual no livro ilustrado Rosa, de Odilon Moraes
Orientador: Prof. Marta Passos Pinheiro
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Lorrany Mota de Almeida
Título do Trabalho: Autoras negras na Literatura Juvenil: autopublicação como estratégia de ocupação
Orientador: Prof. Paula Renata Melo Moreira
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Luana Luiza De Sá
Título do Trabalho: Produção de conteúdo para internet: caminhos para o profissional recém-formado em Letras
Orientador: Prof. Ana Elisa Ferreira Ribeiro
Resumo: Com a crescente demanda de conteúdo para sites, blogs, redes sociais, e- books, dentre outras plataformas, o mercado de trabalho enfrenta grande defasagem de profissionais capacitados para atuar com produção de conteúdo para web. Considerando esse contexto e a tendência das profissões do futuro, esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a figura do Produtor de Conteúdo freelancer, traçando um paralelo com as habilidades do profissional recém-formado em Letras, tão estimadas pelo mercado. O trabalho apresenta, além das principais referências bibliográficas sobre o assunto, um relato de experiência detalhado e encerra com considerações sobre os desafios do ofício, destacando a desvalorização profissional a ser superada.
Palavras-chave: Produção de Conteúdo. Marketing Digital. Profissões do Futuro. Redes Sociais.
Aluno: Lucas Rafael Assis de Melo
Título do Trabalho: Pele descapada: relato de criação de um livro de artista
Orientador: Prof. José de Souza Muniz Jr.
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Luciano de Oliveira Campos
Título do Trabalho: Uma Análise sobre a Construção de Sentido em Seis Cenas das Novelas “Genesis” e “José Do Egito”
Orientadora: Prof. Maria Raquel Bambirra
Resumo: Este trabalho analisou três cenas da novela “José do Egito” e outras três cenas da novela “Gênesis”, que retratam passagens descritas na Bíblia. Foram analisadas duas cenas que retratam o momento em que o Faraó do Egito conta seu sonho a José, sendo uma de cada novela. Duas outras cenas em que José interpreta o sonho do Faraó, sendo também uma de cada produção televisiva e, por fim, outras duas cenas que mostram José sendo nomeado governador de todo o Egito. Esta análise discutiu os modos de representação da informação, em cada uma das cenas estudadas ao analisar a forma como os cenários foram elaborados. A pesquisa, através da análise de cada par de cenas, discutiu o valor informativo, a saliência e o enquadramento de cada cena, com o objetivo de mostrar como o sentido pode ser construído de maneiras diferentes, em função do uso diferenciado de categorias teóricas Assim, foi mostrado como o emprego de elementos multimodais é capaz de modificar o sentido das cenas, fazendo com que um espectador perceba uma mesma situação de formas bem diferentes. Também observamos o quanto o sentido é construído por meio de modos de representação diferentes do modo linguístico.
Aluno: Mariane de Sousa Oliveira
Título do Trabalho: Por uma dialética do crime e da fruição da leitura literária: análise dos perfis leitores em Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino
Orientador: Prof. Bruna Fontes Ferraz
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Marina Eliza de Oliveira Guedes
Título do Trabalho: As funções do agente literário e o panorama atual das agências no Brasil
Orientador: Prof. José de Souza Muniz Jr.
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Marsília de Cássia Santos Oliveira
Título do Trabalho: “Breve trajetória do espiritismo e análise de paratextos editoriais em três edições de O livro dos espíritos, de Allan Kardec”
Orientador: Prof. Luiz Henrique Silva de Oliveira
Resumo:
Palavras-chave:
Nome do aluno: Matheus Henrique Campos Natale
Título do Trabalho: Morte e Escrita em “O Voo Da Madrugada”, de Sérgio Sant’anna
Orientador: Prof. Sérgio Gomide
Resumo: Faz-se objetivo deste empreendimento acadêmico investigar como se manifesta a relação entre escrita e morte no conto “O voo da madrugada”, de Sérgio Sant’Anna, e avaliar de que modo a relação morte-escrita se associa a outras questões que permeiam a obra do autor. Esta é uma pesquisa de natureza teórica, cujo ponto de partida são fontes bibliográficas e, o objeto central, um texto literário a ser investigado qualitativamente, utilizando-se, para isso, bibliografias de Teoria e Crítica Literária, Filosofia e Psicanálise como suporte teórico para a condução da análise. Optou-se por mapear todas as manifestações do tema da morte no conto, pois, por meio desse esquema, foi possível constatar uma progressão do significado da morte, que encontra seu cume no fato de que toda a narrativa do conto se baseia na morte mesma: concebendo-a como princípio e regra, espaço para a criação literária. Desse modo, estabeleceu-se um diálogo entre o ancoradouro teórico – principalmente Blanchot (2011), Leiris (2003) e Bataille (2020) – e as passagens do conto que se referem a tal relação. Concluiu-se que o conto pode ser tomado como instrumento de revelação dos fundamentos da atividade literária, a saber, uma disposição de Sant’Anna para falar, através da própria Literatura, que a escrita tem o negativo, ou a morte, como sua razão de ser.
Palavras-chave: Literatura; Escrita; Morte.
Aluno: Milene Magalhães Balbino
Título do Trabalho: Discurso e violência racial: uma análise de ofensas racistas em notícias jornalísticas
Orientador: Prof. Mariana Jafet Cestari
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Miliane Soares Correia
Título do Trabalho: O Grafite como um de Ato de Fala
Orientadora: Prof. Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista
Resumo: O grafite é uma manifestação artística, caracterizada pela produção de desenhos, símbolos e letras, elaborados a partir da vivência do seu autor, podendo ser comum à sociedade em geral ou restrito a um grupo. Este trabalho tem como objetivo geral analisar e explicar de que forma o grafite pode ser concebido como um ato de fala – denominado aqui como sendo toda ação que é realizada pelo dizer. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa e de cunho explicativo, cujo corpus é composto por seis amostras de grafites de diferentes temáticas, em que foram analisadas a linguagem verbal e a não verbal. Como arcabouço teórico, nos baseamos na Teoria dos Atos de Fala (Austin,1911-1960; e Searle, 1969), em Marcondes (2005), Levinson (2007) e Batista (2012) no que se refere aos estudos relacionados à Pragmática; e em Grice (1982), Cançado (2012) e Souza e Pagani (2022) em relação aos conceitos de Implicaturas, Princípio Cooperativo e Máximas conversacionais. A partir da análise feita, concluímos que os grafites realizam ações por meio da linguagem, constituindo- se como uma manifestação artística contemporânea usada para variadas finalidades comunicativas, como protesto, alerta e crítica. Portanto, trata-se de uma linguagem eficiente e que cumpre com o seu propósito, que é retratar a intencionalidade proposta pelo seu autor.
Palavras-chave: Grafite, Atos de Fala, Máximas Conversacionais, Intenção.
Aluno: Natália Silva Soares
Título do Trabalho: O machismo na representação da mulher no cenário musical brasileiro
Orientador: Prof. Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista
Resumo: O presente trabalho fundamenta-se na Análise do Discurso, na perspectiva de Patrick Charaudeau (2007; 2008), tendo como objetivo principal analisar como a representação social da mulher é feita em canções brasileiras, a partir das categorias de modo enunciativo, modo argumentativo e de imaginários sociodiscursivos. Para esta análise, constituímos o corpus com três músicas que apresentam conteúdo predominantemente machista, dos gêneros pagode e sertanejo, lançadas em diferentes épocas. Verificamos que, nessas letras musicais, as mulheres são representadas por imaginários sociodiscursivos que constroem e perpetuam sentidos fixos, naturalizados e que são determinados pela ideologia patriarcalista.
Palavras-chave: Análise do Discurso. Representação Social da Mulher. Canções Brasileiras. Modo Enunciativo. Modo Argumentativo. Imaginários Sociodiscursivos
Aluno: Pedro Henrique Meireles Pereira
Título do Trabalho: We’re gonna fly: uma análise da música sul-coreana a partir da semiótica e dos estudos culturais
Orientador: Prof. Antônio Augusto Braico Andrade
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Rafaela Alfaia Cerqueira
Título do Trabalho: Análise da composição visual da capa do livro Território Lovecraft e suas relações intertextuais
Orientador: Prof. José de Souza Muniz Jr.
Resumo: A capa é, geralmente, o primeiro contato presencial do leitor com a obra. Entre suas funções, destacam-se a de incentivar a aquisição e a leitura do livro e indicar aspectos de seu conteúdo ou enredo. É por meio da composição visual da capa que se busca orientar essa primeira interpretação do público leitor, de modo a alcançar tais objetivos. Este trabalho propõe uma análise da capa do livro Território Lovecraft, de Matt Ruff, publicado em 2020 pela editora Intrínseca, apontando como sua composição visual produz efeitos de sentido e evoca aspectos das narrativas de terror. Para isso, faz-se um estudo teórico sobre as noções de intertextualidade e de paratexto, bem como de conceitos relativos à sintaxe visual e às narrativas fantásticas de terror. Também foi realizado um estudo sobre o contexto sócio-histórico e editorial da obra, do autor e da narrativa, e das relações intertextuais que estabelecem com as obras do autor Howard Phillips Lovecraft, principalmente, com sua mais conhecida criação: o monstro Cthulhu. Por fim, foi feita a análise comparativa da capa de Território Lovecraft com as obras de Lovecraft publicadas no Brasil. O trabalho possibilitou entender que a escolha dos elementos e sua disposição interferem no sentido que se quer dar, bem como há uma diversidade de opções que podem transmitir o aspecto de terror, porém cada elemento traz uma (ou diversas) significações, como ocorreu naqueles que remetem ao Cthulhu.
Palavras-chave: Território Lovecraft; Terror; Composição Visual; Intertextualidade.
Aluno: Richard Pereira Saraiva
Título do Trabalho: Da TV ao livro: o ethos do personagem Barney, de How I met your mother, como autor de Playbook: manual da conquista
Orientador: Prof. José de Souza Muniz Jr.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise da presença do personagem Barney Stinson, da série televisiva How I met your mother, como autor fictício do livro Playbook: o manual da conquista. O personagem, criado para a série de emissora de TV norte-americana CBS, é creditado como autor de livros derivados da sitcom, e as características do personagem foram consideradas na escrita e na edição do livro para tornar essa autoria verossímil. Para subsidiar tal análise, observa-se o fenômeno de vendas de publicações oriundas de conteúdos audiovisuais no mercado editorial brasileiro à luz do conceito de convergência midiática (Jenkins). Para a análise do livro, utilizou-se o conceito de ethos discursivo, trabalhado por vários autores da análise de discurso francesa e brasileira.
Palavras-chave: Ethos; Convergência; Livro; Autoria; Audiovisual.
Aluno: Rosânia Aparecida Silva
Título do Trabalho: A representação do negro nos livros do kit literário 2020/2021 para a educação infantil de Belo Horizonte
Orientador: Prof. Marta Passos
Resumo: Este trabalho propõe uma investigação da representação do negro nos livros do Kit Literário 2020/2021 distribuídos no ano de 2022 para as crianças da Educação Infantil de Belo Horizonte. O Kit integra a política de democratização da leitura literária implementada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). O Programa é realizado desde 2003 e consiste na distribuição de livros literários para os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os critérios de seleção das obras, de acordo com o Programa, são fundamentados na qualidade do texto, adequação temática, projeto gráfico-editorial e acessibilidade. Nesta investigação, de natureza básica, abordagem qualitativa e caráter exploratório, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. Foram identificados os nove livros que contêm representação do negro, entre as quarenta e uma obras do Kit Literário 2020/2021 entregues às crianças no ano de 2022. Para essa investigação, também foram levados em conta os elementos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de trazer alguns apontamentos teórico-analíticos da representação do negro, pretendeu-se acarretar algumas reflexões sobre o quanto a literatura infantil pode contribuir para a formação identitária de crianças negras. Para a fundamentação teórica foram consideradas as autoras Costa (2009), Pinheiro (2007), os autores Cosson e Martins (2008), Antonio Candido (2011). Conclui-se que a escola tem um importante papel na formação do leitor como apreciador da literatura enquanto arte e com capacidade de identificar as atribuições para a formação identitária já na primeira infância.
Palavras-chave: Literatura Infantil. Representação do negro. Educação Infantil.
Aluno: Stephanie Chantal Duarte e Silva
Título do Trabalho: Ofício poético e transitoriedade: uma leitura do livro Viagem de Cecília Meireles
Orientador: Prof. Elaine Amélia Martins
Resumo:
Palavras-chave:
Aluno: Stephanny Santos
Título do Trabalho: Da Moral e a Noção de Verdade na Obra Hibisco Roxo de Chimamanda Ngozi Adichie
Orientador: Prof. João Batista Santiago Sobrinho
Resumo: Este trabalho tem como tema a moral e a verdade no romance Hibisco Roxo, e tem como objetivo apresentar algumas relações sociais existentes nesse romance contemporâneo da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, tendo em vista a crítica da moral e da verdade proposta pelo Filósofo Friedrich Nietzsche. Através da análise literária e filosófica como princípios metodológicos, analisaremos o texto literário pautados principalmente pela obra A Genealogia da Moral, de Nietzsche, para evidenciar a importância da desconfiança dos valores da moral e da verdade, tendo em vista uma crítica desses valores existentes no romance Hibisco Roxo.
Palavras-chave: Moral; Verdade; Hibisco Roxo; Nietzsche; Filosofia.
Aluno: Suzi de Andrade Leite
Título do Trabalho: This Is A Flop Story: A Narrativa do Fracasso na Série Audiovisual Fleabag de Phoebe Waller-Bridge e no Romance a Consulta de Katharina Volckmer
Orientador: Luiz Carlos Gonçalves Lopes
Resumo: O fracasso, no senso comum, pode ser lido como uma condição negativa, uma consequência direta da “incompetência” dos indivíduos que não conseguiram alcançar o almejado sucesso, sobretudo mulheres e seres queer. Para o autor, Jack Halberstam, o fracasso é uma potência alternativa, uma maneira de agir contra uma lógica rígida, neoliberal e cisheteronormativa, produzida pela obsessão utópica e padronizada de ser “bem-sucedido”. A partir da perspectiva de fracasso apresentada por Halberstam, este estudo pretende fazer uma leitura comparativa entre a série audiovisual Fleabag de Phoebe Waller-Bridge, exibida entre 2016 à 2019, e o romance A Consulta, obra de estreia da autora Katharina Volckmer, lançado em 2022. Para isso, serão apresentados os aspectos narrativos que sustentam as reflexões propostas pelo pesquisador norte-americano, sobretudo na linguagem e na construção das personagens, ressaltando as características semelhantes e distintas de cada uma. Pretende-se ainda, traçar um diálogo entre as considerações de Jack Halberstam e as reflexões acerca de gênero, feminismo e teoria queer, defendendo que o fracasso dos seres queer e das mulheres, principalmente mulheres dissidentes, é resultado das condições estruturais a que esta parcela social está sujeita.
Palavras-chave: Literatura; Série Audiovisual; Teoria Queer; Fracasso; Gênero.
Aluno: Theresa Natividade Ciolete
Título do Trabalho: Cartografias da Poesia Urbana em Belo Horizonte e Região Metropolitana: Estudo e Mapeamento dos Slams da Capital E Rmbh
Orientador: Prof. Luiz Henrique Silva de Oliveira.
Resumo: Slams, ou Poetry Slams, são competições orais de poesias autorais performadas. Acontecem em Belo Horizonte desde 2014 e atuam em larga escala na capital mineira e na região. É um movimento que se manifesta como fenômeno literário contemporâneo, índice de vitalidade cultural da cidade, impacta as comunidades em que atua e revela o potencial belo-horizontino enquanto competidor mundial. Com o intuito de estudar sua importância, caracterizar e mapear os Slams atuantes em Belo Horizonte e RMBH, este trabalho foi desenvolvido em quatro etapas. Primeiramente, um levantamento, estudo e discussão de obras bibliográficas que abordam conceitos que tocam às práticas de Slam, aprofundando-se em oralidade, performance e memória. Já a segunda etapa consistiu-se na busca dos Slams belo-horizontinos e da RMBH, através de levantamento dos dados por meio de consultas online aos levantamentos mantidos por centros culturais, organismos de juventude e sites culturais de iniciativa privada e pública. Também foi realizada uma busca online em redes sociais de coletivos independentes, Slams, organizadores e apoiadores. Para caracteriza-los, foi feito um questionário quali-quantitativo, voluntário, disponibilizado e divulgado nas redes sociais, onde frequentadores e organizadores responderam, espontaneamente, questões quantitativas e qualitativas acerca dos eventos. Por fim, visitas aos eventos e entrevistas voluntárias com participantes, organizadores e fundadores. Foram identificados 9 Slams atuantes em BH e RMBH e produzidas 10 cartografias que situam esses eventos no tempo e espaço. Para cada um dos Slams foi feita uma caracterização identitária, além de um percurso histórico do movimento desde os seus precedentes.
Palavras-chave: Slam; Poesia; Belo Horizonte