Novo espaço da Editora-laboratório do Curso de Letras é inaugurado com conferência de convidado internacional
Terça-feira, 5 de setembro de 2023
Última modificação: Terça-feira, 5 de setembro de 2023
Evento celebrará ainda o recebimento de impressoras risográficas doadas por aluna do Posling e de equipamentos doados pela Receita Federal via acordo com CEFET-MG
A LED (Editora-laboratório do Curso de Letras) inaugura novo espaço na próxima segunda-feira, 11 de setembro, com conferência sobre a relação editor-autor, reafirmando a especificidade do Bacharelado em Tecnologias de Edição. A editora também celebra o recebimento de novos equipamentos.
O evento ocorre no câmpus Nova Suíça do CEFET-MG. Terá início às 18h00, com a realização de coquetel e uma visita à LED, que conta agora com três espaços conectados entre si: a sala de cursos e práticas editoriais, a sala de criação e produção gráfica e a sala de reunião, projetos e coordenação. Na sequência, às 19h00, haverá a solenidade oficial e a conferência “Sobre a relação editor-autor”, proferida pelo convidado José Luis de Diego (professor emérito da Universidad Nacional de La Plata e um dos nomes mais importantes do campo de estudos sobre o livro e a edição no contexto latino-americano), no Miniauditório do Prédio Administrativo.
O evento é realizado conjuntamente pelo Departamento de Linguagem e Tecnologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, pelo Curso de Letras: Tecnologias de Edição e pela Editora-Laboratório. Conta com o apoio da Fundação Cefetminas.
Novos equipamentos e parcerias
O evento celebra ainda o recebimento de duas levas de novos equipamentos. A primeira é composta por duas impressoras risográficas doadas por Luciana Tanure, discente do Posling (Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem). Desenvolvido como evolução dos mimeógrafos, o duplicador Risograph deu origem ao termo risografia. Esta é uma tecnologia japonesa, cada vez mais usada por artistas, designers e editores pelo mundo para materializar seus trabalhos criativos. Essas duas impressoras permitirão que estudantes e docentes do curso produzam objetos editoriais experimentais, como livros, revistas, zines e cartazes, imprimindo-os no próprio laboratório.
A segunda leva de equipamentos tem origem em ações da Receita Federal com o objetivo de promover a destinação sustentável de mercadorias apreendidas pelo órgão. A LED via DELTEC (Departamento de Linguagem e Tecnologia) recebeu um conjunto de produtos na ordem dos R$ 104 mil a serem utilizados em suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de equipamentos audiovisuais e digitais a serem utilizados em atividades de criação e desenvolvimento de projetos editoriais, tanto impressos como digitais.
A iniciativa faz parte do da parceria estabelecida entre a Receita e o CEFET-MG por meio da DEDC (Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários). A parceria, além do fomento à rede de ensino, corrobora para a redução de gastos públicos, promovendo a economia dos recursos dos contribuintes.
