MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Letras
CEFET-MG

Ana Elisa Ribeiro lança livro “Nossa língua & outras encrencas”

Segunda-feira, 8 de maio de 2023
Última modificação: Segunda-feira, 8 de maio de 2023

A Professora Ana Elisa Ribeiro lança seu quarto livro de crônicas no próximo sábado, na livraria Quixote. Ele resulta da reunião de crônicas especializadas escritas por cinco anos na Revista Pessoa, um periódico que abrangia os países de língua portuguesa. Nesse periódico, a autora manteve uma coluna mensal sobre as línguas portuguesas.

O livro “Nossa língua & outras encrencas” sai agora pela Parábola Editorial, casa especializada na área de Letras. Humor e conhecimento acadêmico marcam os textos, que devem interessar diretamente aos professores e professoras de língua materna, mas que agradarão quem ama nossas línguas. O prefácio é assinado pela cronista e poeta Mariana Ianelli.

Ana Elisa Ribeiro é Professora Titular e pesquisadora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, no bacharelado em Letras e no ensino médio. Doutora em Linguística Aplicada, tem trabalhado em duas frentes: a linguística aplicada e a edição, em pesquisas que confluem sempre em questões sobre leitura e escrita. Lidera o grupo de estudos Mulheres na Edição (CNPq) e é membro do GT A mulher na literatura da ANPOLL e da EDI-RED (estudos de edição, Madri, Espanha). É coordenadora do projeto de extensão Aula Aberta. Autora de diversos livros teóricos e literários, recebeu o prêmio Jabuti na categoria Literatura Juvenil em 2022.