MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Letras
CEFET-MG

“Lombada: jornal-laboratório da LED” seleciona bolsistas e voluntários de extensão

Quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022
Última modificação: Quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

 
O projeto de extensão “Lombada: jornal-laboratório”, com apoio da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, está com chamada aberta para a seleção de alunos bolsistas e voluntários. A ideia inicial do projeto é criar e produzir duas edições impressas e digitais do jornal-laboratório Lombada, produto vinculado às disciplinas práticas e à LED – Editora-laboratório do Curso de Letras: Tecnologias de Edição do CEFET-MG, integrando ensino, pesquisa e extensão. O jornal terá como foco temas afetos à literatura e ao campo editorial de Belo Horizonte. 

O aluno deve ter disponibilidade para cumprir carga horária de 20 horas semanais em atividades que envolvem os processos de edição de textos (apuração, redação, edição e revisão) e atividades de produção gráfica (elaboração do projeto gráfico e diagramação de textos impressos e digitais). A bolsa tem valor mensal de 400 reais e será concedida por 10 meses, com início previsto para março de 2022. Poderão se inscrever alunos do ensino médio, da graduação ou de pós-graduação. 

Segundo o professor Filipe Freitas, um dos organizadores do projeto, “conhecimentos de ferramentas de edição serão bem-vindos ao projeto, mas a disponibilidade e a vontade de aprender a usar essas ferramentas já bastam, assim como a familiaridade com o formato e a temática”. A participação no projeto contará como atividade de extensão para os alunos e atualmente lhes rende horas de atividades complementares. A posteriori, os alunos também poderão decidir pela conversão dessa atividade em estágio obrigatório que o discente deve cumprir para se formar no curso de Letras.

Para participar da seleção, o candidato deve atender os requisitos da chamada interna, preencher o formulário de inscrição até às 18h do dia 17 de fevereiro e anexar alguns documentos. Dentre esses documentos, deve constar uma carta de intenção e um memorial descritivo, texto no qual o aluno justifica, com base em suas experiências e intenções na área, a sua contribuição para o projeto. Além do professor Filipe Freitas, integram a organização do projeto Elaine Martins, José Muniz Jr. e Mírian Sousa, todos docentes do Departamento de Linguagem e Tecnologia.