MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Letras
CEFET-MG

Curso de Letras abre seleção de imagens para o site

Segunda-feira, 16 de agosto de 2021
Última modificação: Segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Entre os dias 16 e 31 de agosto de 2021, a Coordenação do Curso de Letras do CEFET-MG abre inscrições com o objetivo de selecionar imagens que irão compor a página de abertura do site oficial do curso durante o próximo semestre (2021/2). O intuito é construir essa plataforma digital de forma colaborativa e participativa, divulgando a produção artística dos/as estudantes perante a comunidade interna e externa.

As imagens selecionadas serão a “cara” do nosso curso até o final do ano letivo. Então, não fique de fora: participe! 

Regulamento

1. Cada estudante regularmente matriculado poderá inscrever até 2 (duas) imagens (fotografia, desenho, pintura, colagem, gravura, composição gráfica/tipográfica ou qualquer outra técnica) que representem o curso, seu corpo discente e docente, seus objetivos e suas áreas de atuação.

2. As imagens deverão ser originais, não sendo aceitas reproduções de outras fontes. No ato da inscrição, o/a estudante declara que a obra é original, responsabilizando-se legalmente por sua autoria. No caso de obra fotográfica em que apareçam terceiros, sua publicação no site estará condicionada à devida autorização das pessoas envolvidas.

3. Serão aceitas imagens com autoria coletiva de até 3 (três) pessoas, desde que todas as pessoas envolvidas na criação sejam estudantes regularmente matriculados no curso de Letras do CEFET-MG. Nesses casos, somente uma das pessoas da equipe deve fazer a inscrição, mencionando coautor/a/es/as no campo do formulário designado para tal.

4. As imagens devem ser produzidas em formato horizontal, em proporção aproximada de 2 (largura) X 1 (altura), para melhor inserção no site. As imagens também deverão ter boa qualidade de resolução (300 dpi). Não serão aceitas representações que expressem qualquer manifestação de ódio, violência ou discriminação contra indivíduos ou grupos sociais específicos. Imagens inscritas fora dos padrões expressos neste item serão automaticamente desclassificadas.

5. Após o término das inscrições, as imagens passarão por uma seleção que considerará: (1) a qualidade artística e a originalidade da obra; (2) a pertinência da imagem à proposta de representar o curso de Letras. 

6. A seleção ocorrerá por meio de votação paritária dos docentes e discentes do curso. Terão direito a voto docentes efetivos do CEFET-MG atuantes no curso de Letras e discentes regularmente matriculados. A votação será realizada por meio de formulário a ser disponibilizado após o término do período de inscrições.

7. Cada votante selecionará apenas uma imagem. As três imagens mais votadas no cômputo total serão selecionadas para compor o site no período letivo 2021/2. No caso de que duas das três imagens mais votadas sejam de autoria da mesma pessoa, será selecionada a próxima imagem na ordem da votação, de modo que as imagens da seleção final sejam de autorias diferentes. 

8. A votação será anônima (o nome das autorias não será divulgado ao conjunto de votantes) e secreta (as pessoas votantes não terão suas escolhas divulgadas). O processo será conduzido pela coordenação do curso e auditado pela secretária do curso de Letras, que não terão direito a voto. O processo contará com o apoio da monitora da coordenação.

9. Além de ter sua produção divulgada no site durante o segundo semestre letivo de 2021, conforme calendário acadêmico da instituição, os/as autores/as das imagens selecionadas receberão certificado que poderá ser aproveitado como Atividade Complementar na categoria “Premiação em Concurso Técnico, Científico ou Artístico” (equivalente a 40 horas).

Cronograma

16/08/2021 a 31/08/2021: inscrição pelo formulário

01/09/2021 a 06/09/2021: votação e seleção

07/09/2021: divulgação do resultado preliminar no site do curso e interposição de recursos

10/09/2021: divulgação do resultado final no site do curso e via SIGAA