Discentes e docente do curso de Letras conquistam primeiro lugar geral da 20ª Semana C&T
Quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Última modificação: Segunda-feira, 4 de novembro de 2024
No período de 15 e 19 de outubro, o CEFET-MG realizou em todas as suas unidades a 20ª Semana de Ciência e Tecnologia. Estudantes e docentes do curso de Letras participaram das atividades ocorridas no Campus Nova Suíça. Integraram a programação as sessões de comunicação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na instituição, quando estudantes apresentaram resultados parciais e finais de projetos de pesquisa orientados por docentes no âmbito dos programas de iniciação científica e outros.
Neste ano, além da premiação de melhor trabalho na área de Linguística, Letras e Artes, uma pesquisa desenvolvida no curso de Letras recebeu o prêmio de melhor trabalho geral da Semana C&T. Trata-se do estudo “Cartografias intelectuais da Revista da Academia Mineira de Letras: mapeamento e estudo das dinâmicas literárias, históricas e memorialísticas de um periódico centenário (1964-2023)”, que percorre o periódico e procura mapear os(as) autores(as) que publicaram na Revista, investigando que textos publicaram, que gêneros textuais, em quais números. A pesquisa tem caráter quali-quantitativo, envolve temáticas relacionadas aos arquivos literários e à edição, integrando programação em Python e análise interpretativa dos dados. Os resultados, em breve, ganharão forma de artigo.
A equipe atual do projeto é composta pelos estudantes Julia Ferraz, Michel Laroni e Ana Paula Medeiros, sob orientação do professor Luiz Henrique Oliveira (DELTEC). Passaram pelo projeto as egressas Larissa Endil e Priscila Viégas Duque. O orientador faz questão de ressaltar: “Tivemos apoio da DPPG, da DirGrad e da CAPES. O CEFET tem cumprido o seu PDI com muito esforço. Sabemos e valorizamos muito isso. Não fossem o Posling e a Coordenação de Letras também não teríamos ido longe. Por fim, tem sido fundamental a abertura da Academia Mineira de Letras para os nossos estudantes”.
Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Letras recebe o principal prêmio da Semana C&T, reconhecimento que incentiva novas pesquisas. Em 2023, o principal prêmio dos campi de Belo Horizonte foi para o trabalho “Espectros da Mineração: estudo de imagens literárias e jornalísticas sobre impactos da mineração em Minas Gerais”, de autoria de Joana França e Jefferson Lorentz Barbosa, sob orientação de Joelma Rezende Xavier.
Em 2024, receberam a segunda e a terceira colocação da área de Linguística, Letras e Artes pesquisas de autoria de discentes do curso de Letras, orientadas por docentes do DELTEC. Em segundo lugar, ficou o trabalho “A confluência entre pessoa e espaço: uma análise do documentário Edifício Master, de Eduardo Coutinho”, de autoria de Lucas Tadeu Aguiar, orientado por Wagner José Moreira; em terceiro, o trabalho “Entre criação e crítica: a ‘impertinência’ da obra de Veronica Stigger, uma escritora crítica”, de autoria de Júlia Demétrio Xavier, orientado por Bruna Fontes Ferraz.
