“Vozes na pandemia”, organizado por docentes do curso de Letras, é lançado pela LED
Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022
Última modificação: Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

O volume surgiu da proposta de se pensar e escrever sobre análises de discursos em tempos de crise sanitária, política e educacional no Brasil e no mundo engendrada pela pandemia do Covid-19
Vozes na Pandemia é mais um livro da área de estudos da linguagem da Editora-laboratório do Curso de Letras – LED em 2022. O e-book, organizado pelos professores do CEFET-MG Antônio Augusto Braighi, Cláudio Humberto Lessa e Luciana Aparecida Silva de Azeredo e prefaciado por Patrick Charaudeau, reúne mais de 400 páginas de artigos, envolvendo a produção de 37 autores e aproximadamente 50 pesquisadores. A coletânea já está disponível para download gratuito no site da LED.
O projeto originou-se em 2020, quando Antônio Braighi e Cláudio Lessa tentaram entender os movimentos daquele ano e pensaram em desenvolver um artigo que mais tarde viria a se transformar no e-book. “Nós acordamos que seria interessante, mas sozinhos não seríamos capazes disso, e juntou-se a nós a professora Luciana Azeredo, com seu olhar crítico, com sua visão também sobre outros cenários, o que nos possibilitou abrir a reflexão em torno dessa obra para vários setores da sociedade que infelizmente foram afetados pela pandemia”, diz Antônio Braighi.
Motivado pela crise sanitária, política e educacional nacional e internacional cuja consequência foi o desapreço e o desrespeito pela produção científica, o livro foi uma tentativa de compreender os discursos a partir de diferentes olhares. “Cada autor contribui para essa tentativa de interpretar a complexidade das relações de discursos e as condições de produção que vivenciamos nesse período”, pontua Cláudio Lessa.
A coletânea é composta por 20 artigos, divididos em 4 eixos, que se imbricam e se complementam. O primeiro eixo (“Vozes da Ciência”) visa dar voz ao discurso da/sobre a Ciência, campo que tem assistido ao aumento de sua desvalorização e descrédito durante a pandemia. O segundo eixo (“Vozes da Educação e da Cultura”) aborda questões antigas, mas escancaradas no momento sócio-histórico atual, como as imensas desigualdades sociais e a precarização do trabalho docente. No terceiro eixo, levantam-se as “Vozes Políticas”, algumas delas exacerbadas durante a pandemia e, por último, as “Vozes (In)Visibilizadas”, vozes de resistência.
O projeto e o processo editorial do livro foram supervisionados pelos professores Elaine Martins e José de Souza Muniz Jr. A preparação do original foi realizada por alunos do curso de Letras. Alunas do Posling também colaboraram: Letícia Santana criou o projeto gráfico e fez a diagramação e Dilma Campello participou da revisão. O livro foi lançado oficialmente no dia 24 de outubro, na programação da 10ª Festa de Linguagens e Ciência promovida pelo Posling.