MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Letras

Campus I - BH

CEFET-MG

Informações do curso

Última modificação: Terça-feira, 18 de junho de 2019

O Bacharelado em Letras com linha de formação em Tecnologias de Edição foi criado em 2010. O curso amplia a compreensão que se tem da formação em Letras e do campo de atuação dos profissionais formados nessa área. O curso tem como horizonte os conhecimentos sobre as relações entre linguagens, discursos, textos e suportes, associando as diversas tecnologias produzidas pelo homem às práticas efetivas de leitura e escrita. Sua finalidade é preparar os/as estudantes para atuar como assessores culturais, gestores editoriais, revisores e editores de textos em diversos suportes, e também como leitores críticos, tanto na seara da literatura como em outros campos.

Campo de atuação

O curso de Letras pretende formar um profissional capaz de lidar com as linguagens e suas tecnologias, aplicando tais conhecimentos ao planejamento e à execução de projetos editoriais. A matriz curricular mantém interface com outras áreas, tais como a Comunicação Social, a Administração de Empresas e a Engenharia de Computação, sem perder de vista o horizonte próprio da formação em Letras. O curso tem por objetivo, também, formar profissionais críticos, autônomos, capazes de refletir sobre sua própria atuação profissional, além de contribuir de maneira ativa na produção de conhecimento em sua área.

O profissional estará apto a atuar, com sólida base conceitual e prática, em processos editoriais para plataformas impressas e digitais, dentro de empresas, organizações não governamentais e instituições públicas e privadas. Pode desempenhar, entre outras funções, as de preparador de originais, copidesque, revisor, editor assistente e assistente editorial. Pode tornar-se empreendedor, criar projetos próprios, atuar em escritórios de produção editorial e realizar consultorias para a concepção e o desenvolvimento de projetos, produtos e interfaces. Outras possibilidades são a atuação como agente literário, leitor crítico e consultor técnico de ações culturais.

Turno: Noturno

Duração: 4 anos

Local: Campus I – Belo Horizonte

Vagas: 40 vagas semestrais


Formas de ingresso

A principal forma de ingresso no curso de Letras é o Sistema de Seleção Unificada – SiSU. Para concorrer a essas vagas, é preciso prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Aqueles que já estão regularmente matriculados em instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, e desejam se transferir para o Bacharelado em Letras, podem concorrer no Processo Seletivo de Transferência, que acontece uma vez a cada semestre. Os que já têm um diploma de graduação e pretendem ingressar no curso mediante processo simplificado podem participar do Processo Seletivo de Obtenção de Novo Título, também semestral.

Para acompanhar os editais e as informações sobre as três modalidades de ingresso (SISU, Transfêrencia e Obtenção de Novo Título), acesse a página da Comissão Permanente de Vestibular e acompanhe as datas e os prazos para inscrições.

 
Estrutura do curso

Para graduar-se no curso de Letras, o/a estudante deverá perfazer um total de 211 créditos, equivalentes à carga horária de 2640 horas, integralizados no prazo de 4 anos, ou no prazo máximo de 6 anos, assim distribuídos:

tabela letras