MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Letras
CEFET-MG

Eventos relacionados ao curso de Letras movimentam o início de março no CEFET-MG

Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
Última modificação: Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Nas duas primeiras semanas de março, a comunidade interna e externa ao curso de Letras e ao CEFET-MG terão a oportunidade de participar de diversas atividades de reflexão e formação. Para os/as discentes do curso, todas essas atividades contarão com lista de presença, e os certificados poderão ser aproveitados para a obtenção de horas em atividades complementares.

O projeto de extensão Aula Aberta, coordenado pela professora Ana Elisa Ribeiro, promove dois encontros. O primeiro, no dia 05 de março (quinta-feira), contará com a presença de Sirio Possenti, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com o tema “O que é um bom texto hoje”, a atividade ocorre às 19h, na biblioteca do Campus I. Na semana seguinte, é a vez de Gabriella Noronha, da Editora UEMG, falar sobre o campo da edição universitária e seu papel na formação de leitores e autores no ambiente acadêmico. Esse encontro ocorre no dia 10 (terça-feira), às 17h, na sala 330.

Vários grupos de estudo relacionados à edição também se reunirão nesse período, com participação aberta a estudantes do curso e a toda a comunidade.

Na segunda-feira, dia 02, o GIECE (Grupo Interdisciplinar de Estudos do Campo Editorial), coordenado pelos professores Paula Renata Melo Moreira e Luiz Henrique Oliveira, reúne-se às 17h na sala 437 do Campus I. Na ocasião, será discutido o texto “A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos”, de Pierre Bourdieu. Mais informações podem ser encontradas no site do grupo.

Na quarta-feira, dia 04, às 16h, acontece na sala 332 do Campus I a reunião inaugural o Grupo “Estudos Editoriais: Teoria e Método”, coordenado pelo professor José de Souza Muniz Jr. A iniciativa está ligada ao projeto “A edição de livros de Linguística no Brasil contemporâneo”, que integra o Programa Institucional de Iniciação Científica do CEFET-MG para o período de março de 2020 a fevereiro de 2021. O texto a ser debatido nesse primeiro encontro é o artigo “Acções prescritivas e estratégicas: a edição como espaço social”, do pesquisador português Nuno Medeiros.

Por fim, no dia 09 (segunda-feira), às 16h30, reúne-se na sala 334 o Grupo de Estudos “Mulheres na Edição”, coordenado pelas professoras Paula Renata Melo Moreira, Maria do Rosário Alves Pereira e Ana Elisa Ribeiro. O texto a ser debatido é “Intelectuais negras”, de bell hooks.